Fogo: Criação do "Fogo e Brava Innovation Lab" enquadra-se na estratégia de desenvolvimento local

Inicio | Cooperação
Fogo: Criação do "Fogo e Brava Innovation Lab" enquadra-se na estratégia de desenvolvimento local
23/10/25 - 03:33 pm

São Filipe, 23 Out (Inforpress) – A criação do “Fogo e Brava Innovation Lab” está integrada na estratégia de desenvolvimento local e nacional e o desafio é fazê-lo crescer e torná-lo sustentável e inclusivo, revelou hoje o vereador António Cula, na apresentação desta iniciativa.

A sua apresentação aconteceu hoje no quadro do projecto conjunto envolvendo o sector privado na sala de negociação sobre a localização dos ODS e trata-se de uma pessoa colectiva e sem fins lucrativos constituída pela Associação dos Municípios do Fogo e da Brava para funcionar como um “hub” de inovação e empreendedorismo para as duas ilhas.

Ao fazer a apresentação pública, o vereador da Administração da Câmara de São Filipe, António Cula, disse que a missão do Fogo e Brava Innovation Lab é criar as condições para transformação de ideias em produtos, processos ou serviços, possibilitando a criação e maturidade de empresas inovadoras nas áreas de agronegócio, economia azul e turismo sustentável.

Segundo a mesma fonte, com o seu surgimento objectiva-se valores como compromisso com empreendimentos de alto impacto, transparência e cidadania fiscal e trabalho em equipa e cooperação.

O foco do Fogo e Brava Innovation Lab é o agronegócio e produtos endógenos, economia azul e turismo sustentável e tecnologia e indústrias criativas e como desafios visa minimizar o isolamento geográfico da região, combater a alta informalidade empresarial, o acesso limitado a financiamento e mentoria e falta de infra-estruturas de apoio.

António Cula disse que a região tem oportunidades únicas como uma juventude empreendedora e criativa, recursos endógenos, potencial na economia azul e verde e crescimento do turismo sustentável e sublinhou que o Fogo e Brava Innovation Lab oferece programa de pré-incubação, incubação e aceleração, mentoria e consultoria especializada, acesso a financiamento, capacitação em gestão e inovação e espaços de “coworking” e salas de eventos e networking.

O "Fogo e Brava Innovation Lab", cujo registo de constituição foi publicado no Boletim Oficial nº 184, II Série de 30 de Setembro, tem sua sede na cidade de São Filipe e filial nos outros três municípios da Região Fogo/Brava e todos os seus órgãos sociais já estão em funcionamento.

A criação desta associação representa um passo significativo na consolidação de um ecossistema de inovação nas ilhas do Fogo e Brava.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar