Fogo: Criação de empresa intermunicipal de transportes será discutida na assembleia intermunicipal

Inicio | Economia
Fogo: Criação de empresa intermunicipal de transportes será discutida na assembleia intermunicipal
31/07/25 - 03:05 pm

São Filipe, 31 Jul (Inforpress) – A proposta de criação de uma empresa intermunicipal de transporte marítimo será discutida nos dias 06 e 07 de Agosto, durante a sessão da Assembleia Intermunicipal da Associação dos Municípios do Fogo e da Brava.

A informação foi avançada hoje pelo presidente da câmara de São Filipe, Nuias Silva, à margem de um encontro com o representante residente do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, David Matern, que está em visita à região Fogo/Brava.

Segundo o edil, os quatro municípios das ilhas do Fogo (São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina) e da Brava preparam-se para dar um “passo importante” na promoção do desenvolvimento regional com a proposta de criação de uma empresa intermunicipal de transporte marítimo.

Nuias Silva considerou a criação da empresa como uma medida e um “marco estratégico” para garantir a conectividade entre as ilhas do Fogo e da Brava e com a ilha de Santiago, beneficiando diversos sectores da economia local.

O autarca explicou que a criação da empresa não servirá apenas para responder à dificuldade de ligações marítimas na região, mas também para assegurar “evacuações médicas de emergência”, bem como o escoamento da produção agrícola, pesqueira e pecuária entre as ilhas e para os principais mercados.

“Estamos a assumir as rédeas do nosso próprio desenvolvimento. Não vamos mais terceirizar esta responsabilidade, nem ao sector público nem ao privado. Os municípios do Fogo e da Brava são donos dos seus destinos e devem actuar em conformidade com essa responsabilidade”, defendeu Nuias Silva.

A iniciativa pretende também potenciar o turismo regional e criar condições para agregar valor aos produtos do sector primário, investindo na sua transformação e comercialização em mercados locais e externos.

Para o presidente da câmara de São Filipe, este é o momento ideal para os municípios unirem forças e buscarem parcerias públicas e privadas que ajudem a ultrapassar os constrangimentos estruturais da região, com destaque para os transportes marítimos.

“Queremos sair da assembleia intermunicipal com boas notícias, mas, acima de tudo, com uma visão integrada do desenvolvimento da Região Fogo/Brava, como um território único, com forte mobilidade de pessoas, bens e comércio”, acrescentou.

A proposta de criação da empresa intermunicipal de transportes será um dos principais pontos da agenda da Assembleia Intermunicipal, que reunirá representantes dos municípios das duas ilhas, nos dias 06 e 07 na ilha Brava.

Além disso, está prevista a eleição dos novos órgãos da Associação dos Municípios do Fogo e da Brava.

O representante residente do Escritório Conjunto considerou “muito interessante” a ideia de criar uma empresa regional de transportes, sublinhando que será um “passo importante” dado que o transporte “é um desafio no arquipélago”, especialmente para uma ilha sem um aeroporto como a ilha Brava.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar