Fogo: Casas dos Pescadores de Fajã serão concluídas dentro de dois meses – autarca

Inicio | Sociedade
Fogo: Casas dos Pescadores de Fajã serão concluídas dentro de dois meses – autarca
21/08/25 - 09:25 am

São Filipe, 21 Ago (Inforpress) – As obras da construção das 12 casas para pescadores na Baía de Fajã, iniciadas na governação anterior, serão concluídas dentro de dois meses, afirmou o presidente da Câmara de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira.

A empreitada, financiada pelo Fundo Autónomo das Pesca, será retomada após a transferência das verbas.

A câmara irá reunir-se nos próximos dias com a empresa responsável, Construções Irmãos Miranda, para programar a retoma dos trabalhos e definir calendário para a sua conclusão, prevista até meados de Novembro.

Manuel Teixeira adiantou que uma vez concluídas, as casas, que deverão contar com sistema de energia fotovoltaica, no âmbito do projecto “Fajã Solar Sustentável”, financiado pelo programa conjunto do PNUD, serão entregues aos pescadores.

As obras das 12 casas de foram consignadas no final de Março à empresa Construção Irmãos Miranda, com um prazo inicial de execução de 75 dias úteis e um orçamento de cerca de oito mil contos.

A construção insere-se no projecto “3Baias” que visa criar infraestruturas de apoio à pesca nas baías de Alcatraz, Fajã e Forapó. 

A Baía de Alcatraz já foi contemplada com a primeira fase do projecto e está prevista a execução da segunda fase.

Relativamente à electrificação da Baía de Alcatraz com recurso a energia limpa, o autarca explicou que está incluída na segunda fase do projecto submetido a financiadores pela anterior gestão municipal. 

No entanto, a actual equipa está a trabalhar para tentar entender as razões da estagnação dessa fase e encontrar soluções.

No âmbito do projecto, foi adquirido uma máquina de gelo destinada a Baía de Alcatraz, contudo devido a ausência de electricidade no local, o equipamento foi instalado provisoriamente na cidade de Cova Figueira.

Questionado sobre a possibilidade de transferir a máquina de gelo para a Baía de Fajã, após a instalação de energia fotovoltaica, Manuel Teixeira esclareceu que o equipamento foi adquirido especificamente para Alcatraz.

Assim, continuou, qualquer decisão sobre a sua eventual deslocação será tomada em concertação com todas as partes interessadas.

“Temos planos para Alcatraz que incluem outros equipamentos que poderão garantir a mesma importância no que diz respeito à conservação do pescado”, concluiu o autarca.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar