Fogo: Câmara Municipal de São Filipe propõe ao Governo 10 localidades para serem electrificadas

Inicio | Sociedade
Fogo: Câmara Municipal de São Filipe propõe ao Governo 10 localidades para serem electrificadas
17/07/25 - 05:05 pm

São Filipe, 17 Jul (Inforpress) – A localidade de Santa Cruz, situada a norte de São Filipe, consta de um pacote com mais de 10 zonas, por electrificar, que a edilidade enviou ao Ministério da Indústria, Comércio e Energia.

A informação foi avançada pelo vereador Euclides Fernandes, responsável pelo pelouro da Energia, na sequência das notícias veiculadas nos últimos dois dias sobre a reivindicação da população de Santa Cruz que há vários anos aguarda pela energia eléctrica.

Segundo o vereador, a Câmara Municipal de São Filipe continua empenhada em garantir que todas as localidades do município tenham acesso à energia eléctrica, através de parcerias com a Electra e com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, no quadro de um projecto que visa a electrificação total do município.

Segundo o vereador Euclides Fernandes, desde o início do mandato anterior que a autarquia tem mantido contactos regulares com a Electra, tanto a nível local como nacional, e com o Governo, para acelerar o processo de expansão da rede eléctrica.

"Fomos solicitados pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia a fazer um levantamento exaustivo das localidades ainda não cobertas e enviamos a lista desde o ano passado", afirmou o vereador.

Entre as comunidades ainda à espera da chegada da electricidade estão Santa Cruz, Monte Machado, Nossa Senhora da Luz, Ribeira Filipe Cima, Monte Preto Cima, Aleixo Gomes Baixo, Monte Vaca, Pico Pires, Santana, Rufina, Lomba Cima e Às-Hortas Cima, todos na zona norte do município de São Filipe.

A câmara municipal, segundo Euclides Fernandes, tem colaborado com a Electra através de diversas iniciativas e disponibilização de recursos e equipamentos e um dos exemplos foi a electrificação de Achada, na zona de Monte Tabor, concluída no final do mandato anterior.

Actualmente, explicou, o município mantém em armazém vários equipamentos de electrificação, que têm sido fornecidos conforme solicitação da Electra.

Além da expansão da rede eléctrica, a autarquia também tem investido fortemente na iluminação pública e cerca de 200 candeeiros LED já foram instalados nas principais artérias da cidade, com destaque para o centro histórico.

Está em curso a instalação de mais 100 candeeiros e outros 100 devem chegar nos próximos dias, permitindo iluminar não só as principais artérias da cidade, mas também os bairros como Beltches, que será completamente coberto com iluminação LED.

O vereador apelou à compreensão das populações dessas zonas ainda não electrificadas, reforçando que o município está totalmente disponível para colaborar com o Governo e com a Electra, na expectativa de que as obras possam começar ainda este ano.

"O projecto de Santa Cruz, em concreto, será elaborado pela Electra e há sinais de que poderá arrancar brevemente. A responsabilidade pela electrificação é do Governo, mas estamos prontos para contribuir com tudo o que for necessário", concluiu o vereador.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar