São Filipe, 21 Set (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe foi palco, hoje, de uma cerimónia de homenagem ao professor, advogado e político Ubaldo Lopes, falecido no dia 11 de Setembro, nos Estados Unidos da América.
O evento reuniu familiares, amigos, colegas de partido e autoridades locais, que prestaram tributo à vida e ao legado de “uma das figuras mais marcantes” do município de São Filipe e da ilha do Fogo, segundo o presidente da autarquia.
Durante a cerimónia, Nuias Silva emocionou os presentes com um discurso comovente, sublinhando a “perda irreparável que representa a partida prematura” de Ubaldo Lopes.
“Todos nós tínhamos a certeza de que hoje não estaríamos aqui para uma homenagem fúnebre ao Ubaldo Lopes. Acreditávamos que ele se recuperaria, que seria mais uma ida para um check-up e tratamento, e que voltaria ao nosso convívio, convívio que nos fará muita falta em vários momentos das nossas vidas”, declarou Nuías Silva.
O autarca recordou Ubaldo Lopes como um homem multifacetado, pai, marido, amigo, advogado e político comprometido com a sua cidade, o seu município e a sua ilha.
Foi também destacado o seu papel como vereador da câmara de São Filipe nos mandatos 1992/96, 2000/04 e 2004/08, presidente da Assembleia Municipal (1996/2000) e entusiasta do desporto, em particular do futebol.
Nuías Silva partilhou ainda a última mensagem recebida de Ubaldo Lopes, na qual este parabenizava a recente eleição do presidente da Associação dos Municípios do Fogo e Brava, expressando apoio e encorajando a continuidade do trabalho em prol da região.
“Este era o sinal da alma do amigo, do camarada, da pessoa comprometida com a sua terra”, disse.
O presidente da câmara garantiu que após o luto será iniciado um diálogo com a família para definir a melhor forma de honrar e perpetuar a memória de Ubaldo Lopes em São Filipe.
“Nem sempre a morte física significa a morte da pessoa ou do legado. Ele soube viver o seu tempo, soube honrar o seu tempo, e é por isso que estamos reunidos aqui, nesta casa que ele tanto ajudou, para lhe prestar homenagem e dar-lhe um último adeus”, concluiu.
Após o acto, o corpo foi velado na sua residência em São Domingos, freguesia de São Lourenço, seguido da missa de corpo presente na Igreja de São Lourenço e sepultamento no Cemitério de São Lourenço, no município de São Filipe.
Natural da freguesia de São Lourenço, onde nasceu a 21 de Maio de 1953, Ubaldo Lopes destacou-se desde cedo pelo seu compromisso com a educação, a justiça e a política.
Licenciado em Direito em 1988, com mestrado em Ciências Jurídicas, e formado no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em Portugal, exerceu a advocacia nas ilhas do Fogo e da Brava e nesta última ilha desempenhou também as funções de Procurador da República durante a Primeira República nas comarcas da Brava e do Fogo.
No sector educativo, foi professor do antigo ciclo preparatório e mais tarde da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa onde leccionou até à sua aposentadoria.
Ubaldo Lopes teve “uma participação marcante” na transição democrática de Cabo Verde e, entre o final de 1990 e as eleições legislativas de 1991, foi delegado do Governo na Ilha do Fogo, tendo mais tarde sido eleito deputado nacional pelo PAICV.
Ainda na Primeira República, presidiu a Comissão Nacional de Reforma Agrária, desempenhando um papel importante na reorganização fundiária e no fortalecimento do sector agrícola nacional.
Foi desportista e dirigente da equipa de União de São Lourenço, membro da Associação Regional de Futebol do Fogo
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar