Fogo: Câmara de São Filipe organiza mesa redonda sobre economia local desenvolvimento e sustentabilidade

Inicio | Economia
Fogo: Câmara de São Filipe organiza mesa redonda sobre economia local desenvolvimento e sustentabilidade
05/08/25 - 09:08 am

São Filipe, 05 Ago (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe, em parceria com a sua congénere de Palmela (Portugal), promove na quarta-feira, 06, uma mesa redonda sobre economia local, desenvolvimento e sustentabilidade.

A iniciativa, de acordo com uma nota de imprensa da câmara de São Filipe, tem por finalidade capacitar as cooperativas e associações locais para uma actuação mais alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável.

O encontro, que decorrerá nas instalações da Assembleia Municipal de São Filipe, reunirá representantes de entidades públicas, técnicos dos sectores agrícola e ambiental, produtores locais e convidados institucionais de São Filipe e de Palmela.

A vereadora Lia Barbosa disse que 15 associações e cooperativas foram convidadas a participarem da mesa redonda, que foca nos desafios e oportunidades que a ilha do Fogo enfrenta no sector primário.

A reconhecida fertilidade dos solos e a tradição local na pecuária e produção de queijos e derivados do leite são considerados “activos estratégicos, cujo potencial ainda carece de maior valorização e investimento”.

No entanto, problemas como a mobilização de água e a necessidade de planeamento estratégico e sustentável do desenvolvimento continuam a colocar entraves ao crescimento económico do município e da ilha, segundo a nota.

Com especial atenção aos sectores da agricultura, pecuária e pescas, a mesa redonda pretende oferecer ferramentas práticas e orientações estratégicas que possam ser adoptadas por cooperativas e associações na gestão dos seus recursos e actividades.

A organização sublinha a importância da participação activa da comunidade local e apela aos participantes a aproveitarem esta oportunidade para debater o futuro socioeconómico sustentável da ilha do Fogo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar