São Filipe, 29 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas destacou hoje, na ilha do Fogo, a importância de aprofundar parcerias com as câmaras municipais e entidades culturais locais.
Augusto Veiga, que se encontra na ilha do Fogo no âmbito das festividades de São Filipe, adiantou que esta deslocação representa também uma oportunidade para estreitar laços com as autarquias locais e anunciou um protocolo com a Casa das Bandeiras e futuros projectos com a autarquia.
“Aceitámos o convite da Casa das Bandeiras, mas também houve um convite por parte da Câmara Municipal de São Filipe para estarmos aqui”, referiu o governante que adiantou que a visita de cortesia se transformou num encontro de trabalho.
O ministro sublinhou a riqueza cultural da ilha do Fogo e frisou a necessidade de consolidar relações com os municípios da região.
Augusto Veiga disse que está na ilha, não apenas pelas festas da bandeira, mas devido às relações institucionais que devem existir também com as câmaras municipais da ilha do Fogo.
“Como se sabe, a ilha do Fogo, e também São Filipe, é rica em festas de Romaria, mas também em outras tradições. Então temos a vertente formativa, das indústrias criativas, do teatro, da música, do turismo religioso, do turismo histórico, do património e várias outras vertentes que nós devemos trabalhar em conjunto e que já foram assinaladas aqui”, apontou.
Veiga destacou ainda que “sempre existiu uma boa relação entre o ministério da Cultura e a Câmara Municipal de São Filipe".
Assegurou que irá propor ainda, à Casa das Bandeiras, um protocolo de cooperação a vigorar até ao final da legislatura, com o objectivo de formalizar um ciclo de trabalho mais próximo, tanto a nível institucional como financeiro.
A parceria estabelecida com a Casa das Bandeiras será de carácter institucional e financeiro, marcando assim o início de um novo ciclo de cooperação entre as duas entidades, com vista ao reforço da valorização cultural e o das iniciativas locais.
Para esta tarde, o ministro tem agendado encontro com o autarca de Santa Catarina e na quarta-feira, preside ao acto de assinatura do contrato de apoio financeiro com 11 escolas seleccionadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura.
O programa da visita inclui, ainda, a participação no tradicional almoço de 01 de Maio promovido pela Casa das Bandeiras.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar