
Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) – A Cidade Velha acolhe de 16 a 18 de Outubro a primeira edição do Festival Internacional de Contos “Cidade Velha na solera porta ku nos gentis grandi”, com participantes de sete países lusófonos.
A primeira edição vai contar com a participação de representantes de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil, Moçambique, Angola, Timor-Leste e Portugal, num espaço de intercâmbio entre diferentes experiências e expressões culturais ligadas à oralidade.
Durante três dias, o festival reunirá contadores de histórias, animadores, mediadores de leitura, educadores, investigadores e outros participantes, num programa dedicado à valorização da tradição oral, da memória e da transmissão de saberes entre gerações.
De acordo com a organização, o programa contempla actividades em escolas e em diferentes espaços da Cidade Velha, incluindo sessões de contos, oficinas criativas, rodas de contos, encontros com a comunidade e uma conferência dedicada à tradição oral cabo-verdiana.
A iniciativa pretende ainda promover a aproximação das novas gerações às histórias e saberes transmitidos entre gerações, através de actividades de carácter educativo e cultural.
A mesma fonte indicou que a realização do festival na Cidade Velha procura reforçar o papel da antiga cidade como espaço de encontro e diálogo entre culturas, tendo a língua portuguesa, a memória e a tradição oral como elementos de ligação.
O Festival Internacional de Contos decorre de 16 a 18 de Outubro, na Cidade Velha, com actividades abertas à participação da comunidade.
KA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar