Estatísticas de Governança: ONU elogia liderança de Cabo Verde no Grupo Praia e garante continuidade de apoio

Inicio | Cooperação
Estatísticas de Governança: ONU elogia liderança de Cabo Verde no Grupo Praia e garante continuidade de apoio
16/10/25 - 03:00 pm

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – A representante dos Escritórios das Nações Unidas (ONU) em Cabo Verde, Anna Chyzhkova, elogiou hoje o Governo cabo-verdiano por priorizar as estatísticas como alicerce de políticas públicas “sólidas e informadas por evidências”.

Na abertura da Conferência Nacional sobre o Grupo Praia em Estatísticas de Governança, Anna Chyzhkova manifestou o “sincero agradecimento” à equipa do Instituto Nacional de Estatística (INE) pela sua “dedicação e capacidade de inovação”.

Sublinhou que a liderança no Grupo Praia é um “exemplo claro do compromisso de Cabo Verde com a excelência técnica e o avanço de governança baseada em dados”.

Segundo Anna Chyzhkova, o Grupo Praia, desde a sua criação em 2015, tornou-se num “símbolo de cooperação internacional” liderada por Cabo Verde, um país insular e lusófono que demonstrou capacidade de influenciar agendas globais com rigor técnico e inovação metodológica.

A representante realçou que o Grupo Praia fornece instrumentos metodológicos de excelência que são essenciais para que as instituições gerem estatísticas de governança fiáveis e comparáveis, fundamentais para a formulação de políticas públicas.

Neste sentido, observou que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), alinhado com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), acompanha o projecto desde o início, reconhecendo que a governança, a democracia, a transparência e o acesso são pilares essenciais para a construção de sociedades “estáveis e inclusivas”.

Com base nestes instrumentos, avançou que o PNUD tem apoiado o Grupo Praia com financiamento, capacitação e orientação técnica, garantindo que o trabalho que vem sendo feito tem servido de referência internacional e de base sólida para estatísticas de governança.

“Um exemplo desta relevância é a publicação do “Handbook on Governance Statistics”, em 2020, que consolidou conceitos, classificações e metodologias essenciais. Este trabalho foi decisivo para que, em Março de 2023, as estatísticas de governança fossem comparadas em classificação das actividades estatísticas”, enfatizou.

Esta conquista, segundo Anna Chyzhkova, reafirma a importância do Grupo Praia no cenário estatístico global e evidencia a liderança de Cabo Verde em iniciativas internacionais de grande impacto.

A representante da ONU reconheceu que a sustentabilidade e a ampliação do impacto do Grupo Praia dependem de uma colaboração contínua e articulada, por isso, lançou um apelo às instituições presentes para que se engajem no Grupo Praia, utilizando os seus instrumentos metodológicos e contribuindo com apoio técnico e financeiro.

Terminou manifestando o compromisso do escritório conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF na continuidade do sucesso do Grupo Praia, reconhecendo o seu “valor estratégico” para Cabo Verde, a região e a comunidade internacional.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar