Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) inaugurou hoje um ciclo de encontros e acções de formação destinado a profissionais da Educação e vai ser orientado pelo professor Pedro Rosário, da Universidade do Minho (Portugal).
Em declaração à Inforpress, o administrador da EU Católica, frei Moisés Semedo, explicou que o objectivo da formação é proporcionar aos participantes ferramentas que levem a um “maior empoderamento” na sua missão de professores e, por outro lado, ajudar os alunos a encontrar práticas de estudo mais eficazes.
“A auto regulação da aprendizagem ajuda os alunos a aprender a planificar os seus estudos de uma forma adequada”, afirmou aquele docente da Católica.
O frei Moisés Semedo adiantou que se trata de uma formação assumida pelo Ministério da Educação a nível nacional, razão pela qual irá decorrer também em plataforma ‘online’, permitindo assim que os docentes de outras partes do país possam acompanhar e participar.
No período da manhã desta quarta-feira, a formação destina-se aos docentes e à tarde vai ser com os sacerdotes, diáconos e religiosos.
Ainda segundo a mesma fonte, a iniciativa de capacitação terá continuidade na quinta-feira, 23, com uma formação idêntica na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), destinada a docentes e estudantes do ensino superior.
Este ciclo de acções formativas integra-se numa iniciativa de “valorização e capacitação” do corpo docente cabo-verdiano, promovendo o intercâmbio de boas práticas pedagógicas entre académicos de Cabo Verde e de Portugal, num esforço conjunto com o Ministério da Educação e outras universidades do país.
A iniciativa da EU Católica visa reforçar a qualidade do ensino, alicerçado em evidência científica e nos valores humanistas que orientam a missão da instituição.
LC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar