Equipamentos médicos oferecidos pela China traduzem amizade entre os dois países – ministro

Inicio | Cooperação
Equipamentos médicos oferecidos pela China traduzem amizade entre os dois países – ministro
19/09/25 - 07:50 pm

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – A embaixada da China em Cabo Verde ofereceu hoje, ao Hospital Universitário Agostinho Neto, na Praia, um conjunto de equipamentos médicos que, segundo o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, traduz a amizade que une os dois países.

“A amizade, que nos une, tem sido constantemente traduzida em gestos concretos de solidariedade, como este que hoje testemunhamos”, disse o governante.

Para Figueiredo, desde os primórdios da independência, a China tem estado presente como “parceiro de primeira linha no sector da Saúde cabo-verdiano”.

Destacou ainda o envio de várias equipas médicas por parte daquele país asiático, com vista a prestar aos cabo-verdianos cuidados no sector da saúde, além de ter formado quadros nacionais.

Por sua vez, o representante de Pequim na Praia, Zhang Yang, afirmou que a cooperação entre os dois países, estabelecida há 49 anos, tem sido “profunda”.

Zhang Yang anunciou que a próxima equipa médica do seu país chegará a Cabo Verde em meados de Novembro.

“A assistência ao Hospital Agostinho Neto e à Maternidade do Hospital Baptista Sousa, equipas médicas enviadas pela China a Cabo Verde, doações de materiais médicos, são evidências vivas da contínua expansão da cooperação no domínio da Saúde e dos intercâmbios amistosos entre os dois países”, indicou Zhang Yang.

Os equipamentos oferecidos estão avaliados em 37.654 euros, de acordo com uma nota do Ministério da Saúde.

No próximo ano, China e Cabo Verde celebram 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois Estados.

A China tem sido fundamental na construção de diversas infra-estruturas em Cabo Verde, como a primeira barragem de Cabo Verde (Poilão), no interior de Santiago, o novo Campus da Universidade de Cabo Verde e o Estádio Nacional, os palácios da Assembleia Nacional e do Governo, respectivamente. 

No sector da saúde, equipas médicas chinesas têm trabalhado no arquipélago desde 1984, proporcionando suporte médico e formando profissionais de Saúde locais.

A China, também, tem apoiado iniciativas voltadas para a segurança interna e o desenvolvimento da economia azul. No domínio da educação, tem oferecido bolsas de estudo para estudantes cabo-verdianos.

LC/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar