
Mindelo, 20 Out (Inforpress) - A Enapor – Portos de Cabo Verde – informou hoje que realiza o exercício de segurança no âmbito do Código Internacional para a Protecção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS) nos portos de São Vicente, Praia e Sal.
De acordo com o mesmo documento, o exercício, que decorre até sexta-feira, 24, tem o objectivo de testar e reforçar a capacidade de resposta das instalações portuárias face a potenciais ameaças à segurança.
“A iniciativa tem como propósito avaliar a eficácia dos procedimentos definidos nos Planos de Segurança das Instalações Portuárias e dos Portos, nomeadamente no que se refere à receção e registo de alertas, alteração do nível de segurança”, destacou a Enapor.
Também será testada a activação da sirene de alerta, a detecção e gestão de objectos suspeitos e ainda a execução de medidas de evacuação.
Conforme a mesma fonte, o exercício procura ainda avaliar o nível de preparação e prontidão dos colaboradores envolvidos na execução dos procedimentos, assegurando a resposta “coordenada e célere” a situações de ameaça real.
Estarão envolvidos no exercício as instalações portuárias do Mindelo – Porto Grande e Porto de Cruzeiros - o Porto da Praia e o Porto da Palmeira com equipas técnicas, operacionais e de segurança, num cenário simulado no interior das instalações portuárias.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar