Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – O embaixador da Índia em Cabo Verde, Sanjeev Jain, salientou hoje a importância do Yoga na saúde do corpo e da mente, e recomendou que esta prática seja cada vez mais regular no seio dos cabo-verdianos.
O diplomata falava à imprensa no final da tarde deste sábado na praia da Gamboa, após um evento especial comemorativo ao Dia Internacional do Yoga, que hoje se assinala.
A actividade foi promovida pela Embaixada da índia em Cabo Verde, tendo na ocasião o embaixador manifestado o desejo de ver esta modalidade se tornar cada vez mais praticada no seio dos cabo-verdianos, pelo bem-estar físico e mental da população.
“O yoga é um sistema completo, que nos leva do eu para o nós. É benéfico tanto para o corpo quanto para a mente, e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física”, afirmou.
Sanjeev Jain explicou que o yoga é uma prática milenar da Índia, benéfica para a saúde da mente e do corpo que perdeu força nas últimas décadas, mas que agora há uma nova pressão para que as pessoas recuperem a saúde por este meio.
“Então, queremos que cada vez mais pessoas se juntem ao movimento de yoga. E estamos muito felizes em ver que, de facto, em Cabo Verde as pessoas praticam yoga”, disse, sublinhando que hoje de manhã estiveram na ilha do Sal a promover evento semelhante e que a embaixada tem realizado actividades do tipo também junto das comunidades no arquipélago.
O evento na cidade da Praia reuniu dezenas de participantes que no final louvaram a iniciativa e pediram mais acções do tipo.
É o caso de Agnelo Almeida que aproveitou esta oportunidade “impar” de exercer esta actividade, para quem esta modalidade é “fundamental” para o corpo, a mente, e para a alma, porque o “praticante sente-se livre”, daí prometer daqui em diante vai praticá-lo com mais frequência.
Romira Rocha, que já praticou yoga por algum tempo, considerou que este exercício só traz benefícios para a saúde e bem-estar, e recomendou às pessoas a experimentarem que vão ter melhor flexibilidade e equilíbrio no corpo.
O Dia Internacional do yoga é celebrado anualmente a 21 de Junho, e este ano está a ser comemorado sob o lema: “Yoga para uma Terra, uma Saúde” e reflecte a interligação entre o bem-estar humano e o equilíbrio do planeta.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar