
Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca) realiza hoje, uma cerimónia de entrega de direitos autorais e homenagens à Associação Teatral Fladu Fla e ao músico Iduíno do Ferro Gaita, no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Cultura.
Em declarações à Inforpress, o presidente da SOCA, Daniel Spínola, explicou que a escolha visa reconhecer o trabalho de figuras que têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da cultura cabo-verdiana.
“Desta vez quisemos contemplar o teatro com a entrega de direitos autorais e, ao mesmo tempo, homenagear um grande artista, o Iduíno do Ferro Gaita. Não foi possível fazer um grande espectáculo, mas quisemos que a homenagem fosse simbólica e profunda”, afirmou.
Segundo o responsável, a Soca promove anualmente diversas actividades para assinalar efemérides ligadas à arte e à cultura, incluindo o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que já foi celebrado em países como os Estados Unidos, Portugal e Luxemburgo.
“Todos os anos fazemos questão de celebrar esta data com momentos especiais de música, entrega de direitos e homenagens aos nossos artistas e autores. É uma forma de valorizar o trabalho daqueles que mantêm viva a nossa identidade cultural”, sublinhou.
Sobre a escolha de Iduíno do Ferro Gaita, Daniel Spínola explicou que o artista foi seleccionado pelo seu percurso, maturidade e notoriedade dentro e fora do país, destacando ainda a importância do género musical funaná no panorama artístico nacional.
“Há muitos que também merecem, mas desta vez quisemos homenagear um género muito especial, que é o funaná. O Iduíno tem uma trajectória marcante e representa bem essa tradição musical”, afirmou.
Sobre o grupo teatral Fladu Fla, liderado por Silvino Baessa, o responsável referiu que o grupo “tem feito um excelente trabalho no domínio do teatro e merece o devido reconhecimento”.
Segundo o presidente do Soca, o evento simboliza um passo importante para o fortalecimento da valorização dos criadores e da protecção dos direitos autorais em Cabo Verde.
“A cultura é um pilar fundamental da nossa sociedade e é essencial que continuemos a apoiar e valorizar os nossos artistas”, reforçou Daniel Spínola.
A Soca, além de prestar o devido valor e importância dos autores e artistas, reforça a importância de assegurar que os criadores recebam os devidos direitos e reconhecimento pelas suas criações, promovendo um ambiente onde a cultura e a arte possam prosperar.
“É uma honra poder reconhecer aqueles que inspiram o público e a sociedade, em geral, e nos ajudam a contar a nossa história,” disse Daniel Spínola, reforçando que “a cultura é um pilar fundamental” do país.
O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebra-se a 18 de Outubro em homenagem ao nascimento do patrono, Eugénio Tavares.
KA/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar