São Vicente acolhe formação nacional em basquetebol 3x3 e voleibol de praia

Inicio | Desporto
São Vicente acolhe formação nacional em basquetebol 3x3 e voleibol de praia
26/01/26 - 01:07 pm

Mindelo, 26 Jan (Inforpress) - Mais de 40 professores de Educação Física e treinadores de várias regiões do país participam, a partir de hoje e até sexta-feira, 30, no Mindelo, numa acção de formação em basquetebol 3x3 e voleibol de praia.

A iniciativa é promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), enquadrada nas Olimpíadas de Jogos Escolares, cujo nacional acontece no mês de Março, na cidade da Praia.

A vertente de basquetebol 3x3 está a ser ministrada pelo árbitro internacional e professor de Educação Física Paulo Martinho, que disse ter como principal objectivo capacitar professores e treinadores com novas metodologias e uma filosofia actualizada para o ensino nas escolas.

“Pretendemos garantir que os alunos adquiram um nível mínimo de capacidade técnica nesta modalidade”, sublinhou.

Segundo a mesma fonte, a formação visa igualmente reforçar a ligação entre as escolas e os clubes, dotando os professores de ferramentas pedagógicas que lhes permitam transmitir aos alunos uma base sólida de conhecimentos e competências.

Esta preparação facilitará, posteriormente, a integração dos jovens atletas nos clubes federados e, a médio prazo, nas selecções nacionais, afiançou Paulo Martinho.

Da parte dos formandos, Dimas Alves, da ilha do Fogo, acredita que os cursos vão permitir evoluir mais na carreira como professor/treinador e ser mais eficaz no seu trabalho.

Já Ileida Moreno, da cidade da Praia, tem a expectativa de levar mais bagagem para trabalhar com os seus alunos e improvisar nas escolas, que muitas vezes nem têm condições para a prática dessas modalidades.

Também igualmente com “expectativas altas” está Elizender Santos, de São Vicente, para quem sempre se pode enriquecer o currículo com este tipo de formação e fazer cada vez mais e melhor trabalho com os alunos.

A acção formativa, conforme os promotores, insere-se nos esforços de desenvolvimento e massificação do desporto escolar e federado, com especial enfoque nas modalidades emergentes e olímpicas, como o basquetebol 3x3 e o voleibol de praia.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar