Cruz Vermelha lança campanha para apoiar vítimas das chuvas em São Vicente e Santo Antão

Inicio | Sociedade
Cruz Vermelha lança campanha para apoiar vítimas das chuvas em São Vicente e Santo Antão
13/08/25 - 01:40 pm

Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) – A Cruz Vermelha de Cabo Verde lançou hoje a campanha nacional "Reconstruir Com Esperança" para angariar bens e fundos destinados a apoiar as populações de São Vicente e Santo Antão, afectadas por fortes chuvas na madrugada de segunda-feira.

Em declarações à imprensa, a propósito da iniciativa, o presidente da CVCV, Arlindo Carvalho, explicou que a campanha está aberta a todos os que desejam ajudar São Vicente, neste momento.

"Nesta primeira fase, estamos a priorizar as necessidades mais urgentes: as pessoas perderam as suas roupas, os seus bens, os utensílios domésticos, e as crianças ficaram sem brinquedos", afirmou.

As doações podem incluir materiais escolares, medicamentos de uso diário, como analgésicos, e outros itens, dependendo das necessidades que a equipa no terreno está a levantar.

“Vamos fazer uma campanha internacional e, neste momento, já estamos a trabalhar com parceiros na Europa e na América para esse fim. Estamos também a trabalhar para reforçar a equipa de voluntários nas ilhas afectadas”, afirmou, sublinhando que o objectivo é assistir as pessoas e ajudar as autoridades na recuperação do ambiente.

A limpeza para o presidente da CVCV “é importante”, evitando assim o surgimento de efeitos como doenças que podem surgir devido a situação que se vive.

O presidente da CVCV alertou, entretanto, para a necessidade de cuidado com as ajudas, prevenindo potenciais aproveitamentos da desgraça alheia.

"A Cruz Vermelha, enquanto instituição humanitária e auxiliar dos poderes públicos, alerta as pessoas e as empresas para terem muito cuidado com as propagandas e informações veiculadas, incluindo as contas que são espalhadas", disse, lembrando que por ocasião da erupção vulcânica, na ilha do Fogo, o nome da Cruz Vermelha foi “indevidamente utilizado”. 

Para evitar fraudes, o presidente da CVCV informou que as coordenadas oficiais da instituição estão disponíveis na plataforma da organização e serão divulgadas nos meios de comunicação social.

“Mesmo estando lá fora, qualquer cidadão, pessoa ou empresa que quiser apoiar Cabo Verde pode dirigir-se à Cruz Vermelha do país residente tanto na Europa, nos Estados Unidos, na África ou mesmo na Ásia”, precisou.

As doações de bens podem ser entregues em qualquer estrutura da Cruz Vermelha, de Santo Antão à Brava e as contribuições financeiras podem ser feitas através de transferência bancária para as seguintes contas:

BCA: CV64 0003 0000101585201046 7 BCATCVCV

Caixa Económica: CV64 0002 0000 3826 8220 1012 2 CXECCVCVXXX

BCN: CV64 0004 0000 0569 7504 1013 9 CANBCVCV 

BAI: CV64 0008 1001 00017942003 75.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar