Cruz Vermelha capacita novos voluntários em Primeiros Socorros Psicológicos

Inicio | Sociedade
Cruz Vermelha capacita novos voluntários em Primeiros Socorros Psicológicos
14/11/25 - 08:31 pm

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A Cruz Vermelha de Cabo Verde, em parceria com o Centro de Atendimento Psicológico (CAP), realizou hoje, na Praia, uma formação em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) para reforçar o apoio humanitário e emocional às comunidades. 

Esta formação intensiva em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) destina-se a voluntários dos conselhos locais da Praia e de São Domingos.

A iniciativa integra o plano nacional de capacitação da instituição, que abrange os 19 conselhos locais do país.

Segundo o presidente do Conselho Local da Praia, Júlio Gomes, a formação tem a duração de 12 horas e combina teoria e prática, incluindo intervenções comunitárias em diferentes cenários.

“Participam voluntários de Santiago Norte e Sul, coordenadores de serviços e funcionários, para que todos estejam preparados para actuar quando necessário”, explicou.

Gomes realçou que a expectativa é reforçar a capacidade de resposta no terreno, aliviando os serviços especializados, e que a ideia é que “os voluntários consigam fazer pequenas intervenções e encaminhar os casos mais complexos para os psicólogos, encurtando caminhos e direccionando melhor os recursos”.

Por sua vez, o psicólogo e voluntário da Cruz Vermelha e parceiro técnico nesta iniciativa, Jacob Vicente, sublinhou que os Primeiros Socorros Psicológicos são essenciais face aos desafios psicossociais que o país enfrenta.

“Estamos a lidar com toxicodependência, abuso de álcool, abandono escolar e idosos cada vez mais isolados. As pessoas precisam de apoio emocional para aliviar o sofrimento e encontrar novas perspectivas”, afirmou.

Vicente realçou ainda a importância de um olhar mais atento para quem enfrenta doenças graves, como o cancro e que muitas pessoas “passam pelo processo físico, mas não recebem o suporte psicológico necessário. A formação permite que os voluntários sejam uma ‘almofada’ emocional no terreno”.

“Que as pessoas estejam abertas para receber apoio, sem vergonha ou receio. Os tempos mudam, as necessidades também e todos merecem um abraço de conforto”, alertou.

Financiada pela Secretaria Geral da Cruz Vermelha de Cabo Verde, a formação já passou por Santa Cruz e deverá ser estendida a outros municípios nas próximas fases.

O encerramento da formação está programado para sábado, 15, às 16:30, na sede do Conselho Local da Cruz Vermelha de Cabo Verde, na Praia, Paiol, e contará com a entrega de certificados de participação.

CG/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar