Crianças da Escola Básica Júlia da Costa recebem “kits” em celebração do dia 01 de Junho  

Inicio | Cooperação
Crianças da Escola Básica Júlia da Costa recebem “kits” em celebração do dia 01 de Junho   
01/06/24 - 01:29 pm

Cidade da Praia, 01 Jun (Inforpress) - Cerca de 1.150 crianças da Escola Básica Júlia da Costa de São Filipe, na Praia, receberem hoje a doação de um kit que inclui materiais escolares, brinquedos e roupas recolhido no âmbito da campanha beneficente “Juntos por Sorrisos”.

A ação solidária, explicou Susana Gramilho à Inforpress, foi lançada no mês de Janeiro pelo Consulado Honorário de Cabo Verde na região autónoma da Madeira, em parceria com a Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira, com objectivo de “trazer sorrisos” às crianças no dia 01 de Junho.

“Ficamos muito felizes porque conseguimos fazer uma angariação de quase 25 toneladas com o apoio importantíssimo do grupo Sousa, que é uma empresa madeirense mais que tem ligações marítimas aqui em Cabo Verde e só com este apoio é que foi possível fazer esta campanha” explicou, avançando que o kit inclui brinquedos, livros e roupas.

Ao todo, destacou, foram 1.150 crianças da Escola Básica Júlia da Costa da localidade de São Felipe beneficiadas com a campanha que conta agora entregar materiais a mais 1.300 alunos dos 06 aos 14 anos de idade da Escola do Ensino Básico de Ponta d’Água.

O presidente do Conselho Local da Cruz Vermelha, Celestino Afonso, realçou, por seu turno, que os materiais foram doados à entidade como parceira responsável pela distribuição, acrescentando que foram 930 volumes de caixas enviadas ao País em celebração da data.

“O objectivo é alargar as outras escolas, mas nesta primeira fase, por questão de organização escolhemos estas duas escolas, mas vamos continuar as nossas campanhas solidárias sobretudo para os jardins de Cruz Vermelha no interior de Santiago e outras ilhas também” avançou, acrescentando que 73 crianças do jardim infantil também já receberam os kits.

“Que este dia sirva de reflexão, ver que as crianças são homens e mulheres da manhã e vale a pena educar as crianças sobre os valores de vida e dar mais atenção às crianças impedindo assim futuros problemas na sociedade” disse.

O Dia Mundial da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar