
Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apresentou hoje os resultados das eleições dos Titulares Juvenis dos Órgãos Municipais – “Autarcas do Futuro”, destacando a participação cívica dos estudantes, que atingiu 49,2% nas escolas secundárias de todas as ilhas.
Em conferência de imprensa para a apresentação dos resultados das eleições, a secretária da CNE, Elba Pires, recordou que a eleição envolveu 19 dos 22 municípios, com excepção de São Miguel, Mosteiros e Santa Cruz, e contou com 41 escolas participantes.
Segundo a responsável, foram admitidas 86 listas, sendo 45 para câmaras municipais e 41 para assembleias municipais.
De acordo com Elba Pires, os dados nacionais indicam ainda 50,8% de abstenção (11.051 estudantes), 104 votos nulos para a câmara municipal e 115 para a assembleia municipal (1,07%), além de 159 votos em branco para a câmara e 254 para a assembleia (2,37%).
Quanto aos resultados por município, a CNE destaca que, em Santo Antão, a lista “Jovens, Juntos e Unidos para um Futuro Melhor” venceu no Paul, com 78% dos votos e, no Porto Novo, o “Partido Educacional, Ciência e Futuro” obteve 56,7%. Na Ribeira Grande, a lista única “Raízes da Mudança” reuniu igualmente 78%.
Em São Vicente, para a câmara municipal venceu a candidatura “Jovens Revolucionários” (71,1%), enquanto para a assembleia municipal triunfou “Autárquicas do Futuro – Nova Geração” (50,4%).
Na Ribeira Brava de São Nicolau, a lista “Força de Excesso e Qualidade” obteve 36,1% e no Tarrafal de São Nicolau, a lista “Juventude Inovadora Ativa” venceu com 64,8%.
No Sal, adianta a mesma fonte, os dados apontam que a candidatura única “EC Autárquicas do Futuro” obteve 75% dos votos, na Boa Vista venceu “Líderes do Amanhã” (50,3%), e no Maio a candidatura “Voz Activa do Maio” conquistou 52,5%.
Já na Praia, onde concorreram oito listas, apontou Elba Pires, a mais votada foi a “Jovens Autarcas e Democratas” (JAD), com 25,9%, sem maioria absoluta. Em São Domingos venceu “Jovens Unidos por São Domingos” (55,9%), e na Ribeira Grande de Santiago triunfou o “Partido Democrático e Progresso – PDP” (50,5%).
São Lourenço dos Órgãos escolheu a “Frente da Solidariedade Social" (64,3%), São Salvador do Mundo elegeu “Jovens Unidos pelo Futuro” (52,7%) e Santa Catarina destacou “Jovens Unidos para Desenvolver Santa Catarina” (45,2%). No Tarrafal, a “Aliança Democrática Juvenil” obteve 62,1% dos votos.
Por sua vez, em São Filipe venceu a lista “Jovens com Propósito” (50,5%) e em Santa Catarina do Fogo a candidatura “Líderes do Amanhã” alcançou 58,1%. Na Brava, a lista “Vozes do Amanhã” foi a mais votada, com 47,4%.
A CNE sublinhou que todos os resultados detalhados por lista e município já se encontram publicados no seu site oficial.
Elba Pires destacou que, apesar de a participação não ter atingido níveis ideais, o balanço é positivo para uma primeira edição.
“É um projecto novo e há margem para maior sensibilização no futuro. Mas conseguimos ver a envolvência real dos jovens, a apresentação de ideias e o interesse em compreender o funcionamento de um processo democrático”, afirmou.
A secretária avançou ainda que os candidatos eleitos serão convidados para uma cerimónia de reconhecimento na Cidade da Praia, com entrega de diplomas e visitas institucionais, lembrando que o protocolo firmado com a Associação Nacional dos Municípios prevê que os jovens possam acompanhar sessões das assembleias e câmaras municipais como observadores.
Elba Pires realçou também a forte participação feminina nas candidaturas, que representou 64,5% do total, percentagem que, ao seu ver, reflecte uma mudança significativa face às tendências habituais.
A CNE agradeceu às entidades parceiras, nomeadamente a Comissão Nacional de Direitos Humanos, Associação Nacional dos Municípios, Direção Nacional do Ensino e Comissões de Recenseamento Eleitoral e considerou que a experiência plantou “uma semente que dará frutos no futuro”, incentivando maior participação cívica e eleitoral entre os jovens.
CM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar