Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia promoveu hoje uma feira da saúde e inter-religiosa com foco na promoção do bem-estar e melhoria de qualidade de vida dos munícipes para assinalar o Dia Mundial da Saúde.
Em declarações à imprensa, a directora da Promoção de Saúde Municipal, Evelise Barbosa, explicou que a referida feira foi realizada nos arredores do mercado da Sucupira com o intuito de encerrar as actividades na Semana Municipal da Saúde e o Dia Mundial da Saúde, assinalado hoje, e que este ano tem como lema “Minha saúde e meu direito”.
“Nós promovemos esta feira para promover as outras formas de praticar o bem-estar e a saúde, que é a saúde espiritual, uma das componentes importantes da saúde. É uma área da saúde que é muito pouco falada, mas que está aprovada cientificamente, que tem um grande impacto na vida e no bem-estar, do indivíduo”, asseverou.
Conforme realçou, a feira conta com a participação de denominações religiosas que quiseram partilhar com os munícipes os benefícios da espiritualidade e como a mesma pode contribuir na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas.
Afiançou que a autarquia tem apostado na promoção da saúde no município da Praia, através de várias actividades, lembrando que a Direcção de Gestão e Reabilitação Psicossocial e Reinserção Social tem trabalhado especificamente com a questão da saúde mental
“Temos o programa de deslocação ao bairro, tem também a participação frequente dos psicólogos e outros técnicos da área da saúde mental, aqui no município, em diversos bairros, em diversas atividades de promoção da saúde, inclusive tem uma parceria com o Centro de Atendimento Psicológico, de Jacob Vicente”, acrescentou.
Destacou ainda a participação da Verdefam na feira da saúde, que “sempre está presente” em todas as actividades promovidas pela edilidade praiense, com foco na promoção da saúde sexual e reprodutiva.
Questionada qual a avaliação sobre o estado de saúde no município da Praia, Evelise Barbosa frisou que este é um desafio a nível nacional que precisa ser ultrapassado e que a nível municipal a autarquia está comprometida em continuar a dar respostas aos desafios existentes.
O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de Abril.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar