Cidade Velha acolhe formação de capacitação em tecelagem do ‘Pánu di Téra’ para jovens

Inicio | Cultura
Cidade Velha acolhe formação de capacitação em tecelagem do ‘Pánu di Téra’ para jovens
11/03/26 - 02:58 pm

Cidade Velha, 11 Mar (Inforpress) – A Cidade Velha acolhe, a partir de hoje, uma capacitação em tecelagem do Pánu di Téra (pano da terra) destinada a 13 jovens, para preservar e valorizar um dos mais emblemáticos elementos do artesanato cabo-verdiano.

Para a implementação dessa acção de formação, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC), conta com o apoio da UNESCO.

Na abertura oficial da formação, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, afirmou que a iniciativa integra um programa mais amplo de valorização do artesanato tradicional, enquanto expressão do saber-fazer e elemento representativo da identidade cultural do país.

Segundo o governante, o projecto visa assegurar a transmissão dos conhecimentos e práticas ligadas à tecelagem do pano da terra às novas gerações, sublinhando que este tecido foi declarado Património Cultural Nacional em Setembro de 2025.

Augusto Veiga salientou ainda o simbolismo da realização da formação na Cidade Velha, sítio classificado como Património Mundial, referindo que no passado a localidade foi um importante centro comercial do Atlântico, onde o Pánu di Téra desempenhou um papel relevante nas trocas comerciais.

A coordenadora do sector da Cultura da UNESCO, em Dakar, Khadiatou Camara, por sua vez, considerou que a formação é “muito simbólica”, por decorrer num sítio classificado como património mundial, e sublinhou a importância da preservação do saber-fazer tradicional.

Para a responsável, iniciativas desta natureza contribuem para reforçar as capacidades das comunidades locais e criar oportunidades económicas, sobretudo para jovens e mulheres.

Por sua vez, a presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Baessa, explicou que a capacitação integra o plano de salvaguarda do Pánu di Téra e pretende promover a valorização desta prática histórica e cultural.

Segundo Baessa, o projecto prevê também a criação de um espaço que permita aos jovens reinterpretar o Pánu di Téra, explorando o seu potencial nas áreas da moda, design e criatividade.

O artesão António Garcia, que trabalha com pano de terra desde 2009, disse que a formação representa uma oportunidade para garantir a continuidade desta tradição.

“Hoje são poucas as pessoas que trabalham com pano de terra, por isso é importante transmitir este conhecimento aos jovens”, afirmou, acrescentando que o tecido possui um forte valor cultural e histórico, tendo sido utilizado no passado como moeda de troca.

A iniciativa conta com financiamento da UNESCO, no âmbito do projecto de gestão do património mundial pós-covid-19 que visa integrar estratégias de conservação, turismo e desenvolvimento económico nos sítios classificados como património mundial.

CG/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar