Chefe de Estado enaltece impacto da visita à Brava e aproximação às comunidades (c/áudio)

Inicio | Política
Chefe de Estado enaltece impacto da visita à Brava e aproximação às comunidades (c/áudio)
01/12/25 - 08:45 pm

Nova Sintra, 01 Dez (Inforpress) – O Presidente da República José Maria Neves fez hoje um balanço “muito bom” da sua visita oficial à Brava, sublinhando a importância da proximidade entre o Chefe de Estado e as comunidades locais.

Segundo o Chefe do Estado, estar presente nas ilhas permite “sentir o pulso” da população, compreender os principais desafios e analisar as perspectivas de desenvolvimento.

Durante a visita, José Maria Neves destacou que o momento foi marcado pelo diálogo e pela partilha, permitindo-lhe conhecer de perto “as principais reivindicações e necessidades” da ilha.

Entre as preocupações mais urgentes, apontou a questão dos transportes, defendendo maior atenção para garantir ligações “mais previsíveis, com mais qualidade, segurança e regularidade”.

Outro ponto central da agenda foi o abastecimento de água, pelo que visitou o projecto de dessalinização, considerado um “grande investimento” para o município e reconheceu que houve atrasos devido a questões relacionadas com a qualidade da água, mas manifestou esperança de que o problema seja resolvido rapidamente para assegurar o abastecimento pleno da ilha.

Neves abordou ainda o desenvolvimento das bacias hidrográficas, destacando a necessidade de ordenamento, melhoria das acessibilidades e reparação de pequenos equipamentos. 

Entre os exemplos citados, mencionou o teleférico, o painel solar e o gerador de Sorno, infra-estruturas que carecem de intervenções.

O Presidente reforçou também a importância de um “forte apoio” à autarquia, para que possa enfrentar os desafios que se colocam ao desenvolvimento local, nomeadamente, a requalificação urbana, as acessibilidades e a melhoria das infra-estruturas e equipamentos sociais.

A visita terminou com um apelo à continuidade dos esforços para garantir melhores condições de vida à população bravense, reconhecendo o potencial da ilha e a necessidade de acelerar soluções para os seus principais constrangimentos.

DM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar