
Mindelo, 12 Jan (Inforpress) – O grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte inicia hoje os ensaios gerais com o objectivo de mobilizar os foliões da zona Cruz João Évora e de toda a ilha e permitir maior participação no Carnaval deste ano.
Em declarações à Inforpress, o presidente do grupo, Jailson Juff, afirmou que os ensaios vão arrancar de forma positiva e esperam uma boa adesão de membros e simpatizantes, reflectindo o entusiasmo da comunidade para mais uma edição do “maior espectáculo cultural do país”.
Segundo a mesma fonte, os ensaios iniciam-se hoje e devem prolongar-se até às vésperas do dia do desfile oficial, 17 de Fevereiro, com especial atenção à batucada, coreografias e afinação ao enredo “História Dourada com pedras negras”, que o grupo pretende levar ao asfalto.
Jailson Juff afirmou que a intenção é apostar numa apresentação organizada, criativa e fiel à identidade do grupo Cruzeiros do Norte.
“O objectivo é motivar os foliões, envolver a juventude e mostrar que Cruzeiros do Norte está preparado para fazer um grande Carnaval”, sublinhou, acrescentando que os ensaios também servem para integrar novos elementos e fortalecer o espírito de união do grupo.
O ensaio de hoje serve também para a apresentação da música, composta por Edson Oliveira, que vai acompanhar o enredo proposto pelo grupo para o Carnaval 2026, incorporado por cerca de 1.500 foliões esperados.
Também devem apresentar-se com quatro carros alegóricos, dois reis, duas rainhas, porta-bandeira e mestre-sala
Além de Cruzeiros do Norte, os desfiles oficiais vão contar somente com mais uma agremiação, o Flores do Mindelo, que leva à avenida o tema “Mindelo é uma flor que não se murcha por ser resistente: Nô valorizá e preservá nôs cultura local, nôs memória, nôs património”.
A presidente Ana Soares, disse que a ideia é presentear os mindelenses com “muita maravilha, folia e alegria” para ajudar as pessoas da ilha de São Vicente a “desanuviar das tristezas do passado”.
O grupo carnavalesco Flores do Mindelo pretende levar para as ruas entre 800 e mil foliões, três carros alegóricos e um tripé, dois reis, duas rainhas e dois casais de mestre-sala e porta-bandeira.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar