Campeonato nacional de baseball previsto para Fevereiro com mais de sessenta atletas

Inicio | Desporto
Campeonato nacional de baseball previsto para Fevereiro com mais de sessenta atletas
09/01/26 - 01:08 pm

Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – O Campeonato Nacional de Baseball está previsto para acontecer no mês de Fevereiro, na Praia, contando com a participação de mais de sessenta atletas oriundos das ilhas do Sal, Boavista, Fogo e Santiago.

Esta informação foi avançada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Baseball (FCB), Luís Nunes, em declaração à Inforpress, para falar sobre os preparativos desta competição. 

O presidente da FCB destacou a importância desta competição para Cabo Verde, sublinhando que vai levá-lo para um outro patamar.

O campeonato, segundo Nunes, contará com o envolvimento de jovens na idade escolar, lembrando que as equipas podem crescer ao longo deste mês porque as inscrições estão ainda abertas.

O evento, que acontece pela primeira vez na cidade da Praia, explicou Luís Nunes, conta, apenas, com atletas das ilhas de Sal, Boavista, Fogo e Santiago devido à falta de recursos para a deslocação dos atletas das outras ilhas sobretudo de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Entretanto, afirmou que a FCB, está ciente deste obstáculo, procurando afincadamente apoios para que essas ilhas participem também na competição.

O responsável da Federação Cabo-verdianas de Baseball avançou que este evento conta com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Baseball e espera ter também o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude e do Comité Olímpico Cabo-verdiano. 

Segundo a mesma fonte, está tudo a postos para o arranque deste evento, faltando apenas a confirmação do local onde decorrerá o evento bem como a data do campeonato.

Luís Nunes, recordou, por outro lado, que Cabo Verde foi a "melhor equipa" em África que mais subiu no ranking Mundial da Confederação Mundial de Baseball por ter subido seis posições.

"Já estamos no 23.º lugar e participamos até agora de três torneios", referiu, realçando que isso mostra a qualidade da selecção cabo-verdiana de baseball nas competições que tem participado.

Lembrou ainda, que há cinco equipas à frente de Cabo Verde, em África, que estão praticando este tipo de desporto por mais de dez anos.

Mencionou as equipas da Tunísia que está em primeiro lugar no ranking, segundo lugar, o Quénia, terceiro a África do Sul, quarto a Zâmbia e a Tanzânia em quinto lugar em termos de África. 

Neste momento adiantou que Cabo Verde está em sexto lugar em África e que dessas cinco equipas que estão a frente deste país apenas África do Sul e Tunísia não venceram.

"Nunca perdemos para nenhuma equipa que está atrás de nós no ranking e estamos muito bem posicionados e tudo indica que temos condições de continuar competindo a nível internacional e só temos a crescer", vincou.

O mesmo disse esperar que o baseball continue a crescer dando oportunidades para que os homens e mulheres compitam na mesma equipa cooperando um com o outro, mas também mostrando o valor e o talento que cada um tem.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar