Câmara de São Miguel refuta críticas do PAICV e garante continuidade das obras de requalificação na Calheta

Inicio | Política
Câmara de São Miguel refuta críticas do PAICV e garante continuidade das obras de requalificação na Calheta
11/11/25 - 05:27 pm

São Miguel, 11 Nov (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal de São Miguel refutou hoje as críticas da CPR do PAICV sobre a paralisação da principal via da cidade, garantindo que os trabalhos continuam e que o município cumpre integralmente o contrato estabelecido.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Hermenio Fernandes, classificou as declarações da Comissão Política Regional (CPR) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) como “precipitadas” e “falsas”, sublinhando que todas as obras em execução seguem o ritmo normal de execução, com eventuais atrasos justificados por questões técnicas e procedimentos obrigatórios.

“O PAICV foi precipitado (…) As obras estão dentro do atraso normal, porque todos os materiais utilizados são testados e aprovados pelo Laboratório de Engenharia de Cabo Verde”, explicou.

De acordo com aquele presidente, o contrato com a empresa ELEVO tem um valor global de cerca de 42 mil contos, dos quais 11 mil já foram executados e pagos, restando ainda cerca de 29 mil contos para execução.

“Esse contrato inclui não só a asfaltagem da avenida principal, mas também acessos ao cemitério, à escola secundária e outras ruas da cidade. Portanto, é completamente falso afirmar que a obra está abandonada”, reforçou.

O edil destacou que o objectivo do município é “garantir uma Calheta de São Miguel moderna, organizada e competitiva, com investimentos contínuos em acessibilidades, espaços verdes e requalificação urbana.

Segundo o autarca, a conclusão das obras na avenida de Veneza está prevista para a primeira quinzena de Dezembro, estando a empresa a trabalhar de forma normal, sob supervisão da Estradas de Cabo Verde, entidade gestora da empreitada.

Hermenio Fernandes reconheceu que durante os trabalhos houve ruptura temporária de condutas de água, mas garantiu que a situação foi resolvida e pediu desculpas às famílias afectadas, explicando que “esses constrangimentos são normais”. 

O autarca concluiu, assegurando que a Câmara Municipal vai continuar a trabalhar com foco e responsabilidade, sem se deixar distrair por críticas políticas, e reafirmou o compromisso de transformar São Miguel num município cada vez mais competitivo, organizado e atractivo para o investimento.

DV/ZS

Infopress/Fim

Partilhar