Cabo Verde regista inflação de 2,2% em Novembro impulsionada por subida mensal dos preços

Inicio | Economia
Cabo Verde regista inflação de 2,2% em Novembro impulsionada por subida mensal dos preços
11/12/25 - 02:57 pm

Espargos, 11 Dez (Inforpress) – O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou, em Novembro de 2025, uma taxa de inflação de 2,2%, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No período em análise, os preços aumentaram 0,4% face a Outubro, uma variação mensal 0,5 pontos percentuais acima da observada no mês anterior, sinalizando uma aceleração no comportamento dos preços.

A variação acumulada do IPC atingiu 2,3%, superando em 0,8 pontos percentuais o valor registado no período homólogo de 2024, reflectindo uma trajectória de preços mais intensa ao longo de 2025.

Já a variação homóloga do índice total situou-se, em Outubro, em 2,1%, representando um acréscimo de 0,5 pontos percentuais em relação ao mês precedente.

Quanto à variação média dos últimos 12 meses, o IPC fixou-se também em 2,2%, ligeiramente acima (0,1 pp) do registado no mês anterior, apontando para uma tendência de estabilidade moderada da inflação.

O INE destaca ainda que a inflação subjacente, que exclui energia e produtos alimentares não transformados, registou uma variação homóloga de 2,7%, um crescimento de 0,6 pontos percentuais relativamente a Outubro de 2025, indicando pressões inflaccionistas persistentes nos bens e serviços de consumo corrente.

Os dados integram a série do IPC com base 2018, que mede a evolução dos preços de um cabaz representativo do consumo das famílias cabo-verdianas.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar