
Lisboa, 23 Out (Inforpress) – Cabo Verde, através do Ministério da Justiça, participa em Lisboa (Portugal), entre os dias 28 e 29, no Lisbon Forum 2025, que decorre sob tema “Inteligência Artificial e governança global: direitos, representatividade e prontidão”.
Realizado desde 1994, o Fórum é uma das mais prestigiadas plataformas de diálogo inter-regional sobre Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito, reunindo representantes governamentais, académicos e da sociedade civil da Europa, África e Médio Oriente.
A edição de 2025 centra-se nas oportunidades e desafios da Inteligência Artificial (IA), no âmbito da nova Convenção-Quadro do Conselho da Europa sobre IA e Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito, reforçando a necessidade de governança responsável, inclusiva e ancorada nos valores universais.
O evento reunirá mais de 200 formuladores de políticas, profissionais do direito e representantes da sociedade civil de diferentes regiões do mundo para discutir a necessidade de governar a IA de uma forma que defenda os direitos humanos, a democracia e a diversidade cultural.
De acordo com uma nota do Ministério da Justiça integra o presidente do Instituto da Modernização e Inovação da Justiça (IMIJ, I.P.), Juvenal Pereira, e o diretor-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF), Daniel Alves Monteiro, que vão partilhar a experiência do país na inovação digital com o Portal da Justiça e o uso ético da IAificial.
De acordo com a mesma fonte, a participação de Cabo Verde no Lisbon Forum 2025 reforça a imagem do país como referência regional na modernização da Justiça, na prevenção do cibercrime e na governação ética da IA.
O destaque concedido ao Portal da Justiça e às boas práticas da UIF reflectem o compromisso nacional em colocar a tecnologia ao serviço da cidadania, do Estado de Direito e da cooperação internacional.
O Portal da Justiça de Cabo Verde, concebido pelo Ministério da Justiça através do IMIJ, é um projecto estruturante da transformação digital no país.
A plataforma reúne num único espaço digital os principais serviços e informações do sistema de Justiça, permitindo atos online, consulta de processos e emissão de documentos, com um design centrado no utilizador.
O Chat Box com IA, integrado na plataforma, é um assistente virtual inteligente que fornece respostas automáticas, orienta o cidadão sobre procedimentos e simplifica a ligação com os serviços públicos.
Esta inovação, pioneira no contexto africano lusófono, traduz-se num salto qualitativo em acessibilidade, eficiência e proximidade.
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar