
Cidade da Praia, 27 Nov (Inforpress) - A Comissão Conjunta de Cooperação Económica, Comercial e Técnica Húngara-Cabo-verdiana esteve reunida hoje na cidade da Praia, visando a adopção de medidas que reforcem a cooperação económica e comercial entre os dois países.
A delegação da Comissão Conjunta de Cooperação Económica, Comercial e Técnica da Hungria, chefiada pela vice-secretária de Estado para as Relações Económicas Externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, Katalin Bihari, foi recebida pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e teve um tête-a-tête na manhã de hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Nacional, José Luís Livramento.
Nesta segunda reunião da Comissão Conjunta foi assinado um protocolo visando o aprofundamento da cooperação comercial, económica, empresarial e investimentos entre Hungria e Cabo Verde, e traduz compromissos concretos em sectores estratégicos, em áreas como agricultura e investigação, comércio e investimento, turismo, água e saneamento, ensino superior, cultura e desporto e desenvolvimento sustentável.
Em relação à água e saneamento, particularmente, é de se realçar a disponibilização de mais de 42 milhões de euros através de uma linha de crédito húngara para projectos “estruturantes” de gestão de água e dessalinização.
“Este encontro reflecte o diálogo político frequente e construtivo que temos mantido ao mais alto nível e reafirma a nossa determinação em aprofundar a cooperação bilateral, diversificar áreas de parceria e criar oportunidades para os nossos dois povos”, sublinhou o ministro José Luís Livramento.
O governante realçou ainda o facto da realização da segunda sessão da Comissão Mista Económica e Técnica entre Cabo Verde e Hungria, acontecer num ano particularmente especial, em que se celebra 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Segundo o mesmo, este percurso partilhado, marcado por confiança, trocas académicas, projectos de investimento e cooperação técnica, abriu caminho para elevar a relação bilateral a um patamar “muito superior”.
José Luís Livramento concluiu, reiterando a “firme vontade” de Cabo Verde em continuar a trabalhar com a Hungria numa parceria “sincera e inovadora”, orientada para resultados que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos dois países.
“Estamos convictos de que os entendimentos alcançados hoje irão impulsionar as nossas iniciativas, consolidar a confiança mútua e abrir caminho para a próxima sessão da comissão mista em Budapeste, conforme acordado”, finalizou.
Por seu lado, a vice-secretária de Estado para as Relações Económicas Externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, Katalin Bihari disse também estar convencida que esta segunda sessão da Comissão cria uma “plataforma valiosa” para observar os resultados anteriores da cooperação e também para criar novas direcções e objectivos.
“Quanto às relações económicas bilaterais entre a Hungria e Cabo Verde, ainda há tantas oportunidades que nós acreditamos serem tarefas e objectivos comuns a cumprir”, enfatizou a governante húngara.
Paralelamente a este encontro, foram realizadas reuniões técnicas entre representantes das instituições dos dois países.
SC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar