Brava: Autarquia entrega kits desportivo orçado em mais de 69 mil escudos ao vencedor da 13ª Edição do Sport Bootcamp na ilha

Inicio | Desporto
Brava: Autarquia entrega kits desportivo orçado em mais de 69 mil escudos ao vencedor da 13ª Edição do Sport Bootcamp na ilha
11/06/24 - 08:13 pm

Nova Sintra, 11 Jun (Inforpress)- A Câmara Municipal da Brava, através do Pelouro do Desporto, entregou hoje vários materiais desportivos, orçados em mais de 69 mil escudos, ao participante da 13ª Edição do Sport Bootcamp, Eurico Barros.

Em declarações à comunicação social, o Vereador do Pelouro do Desporto, Mário Soares, salientou que esta ação está enquadrada no projecto do professor Eurico Barros, denominado “Atividade Física na Terceira idade”, que visa levar actividade física e lazer aos idosos em diferentes localidades da ilha Brava.

“Este projecto é muito interessante e chamou a atenção da autarquia desde a sua apresentação, aquando do concurso da última edição do Sport Bootcamp no município, onde o seu promotor foi o vencedor de ideias na ilha.

Daí, realçou que desde primeiro momento a câmara municipal se comprometeu em apoiar esta iniciativa, assim como aconteceu com um outro participante do projecto denominado “Desporto Brava”, sendo que desta feita é a vez do plano “Actividade Física na Terceira idade” ser beneficiado.

Sendo assim, avançou que estes materiais, nomeadamente colunas de som, arcos, bolas, cone e entres outros matéria, estão dentro daquilo que foi solicitado pelo promotor do projecto.

Garantiu que o apoio da câmara não vai parar e que todas as iniciativas, dentro daquilo que é o cronograma de actividades que irá ser organizado, a nível do concelho, a edilidade será um parceiro na promoção e efetivação dos eventos.

“Sabendo que se trata da terceira idade, obviamente, que também contaremos com apoio de outras entidades, nomeadamente a Delegacia de Saúde, a Cruz Vermelha, entre outros parceiros, tendo em conta que esta camada precisa de alguns cuidados e é preciso que todas as entidades estejam envolvidas nesta causa”, sublinhou.

Mário Soares considerou que este projecto vai trazer mais alegria, momentos de lazer e confraternização entre os idosos deste município e por isso apelou a mais jovens a apostarem e aproveitarem as oportunidades formativas, visto que, conforme garantiu, estão sempre disponíveis para apoiar o desporto em diferentes sectores.

Por sua vez, o beneficiário Eurico Barros agradeceu a ação da autarquia, prometendo fazer “bom uso” dos materiais e explicou que o seu projecto surgiu a partir da sua participação numa capacitação em wecare, mais concretamente no Sport Bootcamp, uma formação administrada juntamente com a Câmara Municipal da Brava.

“Os idosos já têm uma rotina, que é levantar, comer e deitar e neste sentido para eu tentar melhorar-lhes a sua saúde e o bem-estar, surgiu esta ideia de projecto que também implementa momentos de lazer aos idosos, tendo em conta que eles gostam de estar juntos, conversar e relembrar de tempos passados”, disse.

Em termos de planificação, explicou que o projecto surgiu a partir de um diagnóstico social e cultural que foi feito recentemente na ilha, de onde, segundo o mesmo, foi constatado que os idosos também precisam de “alguma coisa” no sentido de tentar melhorar as suas condições.

“A responsável deste diagnóstico identificou uma desta lacuna na ilha e propus-me ficar responsável deste projecto e aceitei, sendo que o planeamento que está a ser feito neste momento é o diagnóstico de que tipos de idosos que temos na ilha e a Delegacia de Saúde será um parceiro importante para estas informações”, finalizou.

DM/JMV
Inforpress/Fim

Partilhar