Nova Sintra, 29 Jul (Inforpress) - O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente na Ilha Brava assegurou hoje que a equipa técnica se encontra mobilizada para garantir o sucesso da campanha agrícola de 2025, alinhada com as diretrizes e políticas nacionais em curso.
Ermelindo Barros, em declarações à Inforpress, disse que Ministério da Agricultura tem estado no terreno a realizar prospecções técnicas nas zonas com histórico de pragas, com particular atenção ao controlo preventivo do gafanhoto, lagarta-do-cartucho e percevejo verde.
Estas ações visam antecipar qualquer foco e garantir “intervenções rápidas e eficazes”.
“Para o efeito, já foram disponibilizados equipamentos de proteção individual, pulverizadores e produtos fitossanitários, com prioridade para o uso de biopesticidas e métodos alternativos ao combate químico”, referiu a mesma fonte.
Informou ainda que a ilha conta com aplicadores “devidamente capacitados”, que seguem os padrões ambientais e de segurança e estão preparados para responder sempre que necessário
Sobre a distribuição de sementes e material plantio, o delegado adiantou que se encontram disponíveis nas instalações da Delegação Ministério da Agricultura, em Nova Sintra, e no Centro de Extensão Rural, em Campo Baixo, sementes de sequeiro a preços subsidiados, incluindo variedades de milho e feijões, em conformidade com as necessidades locais.
“Apelamos a todos os agricultores que se desloquem atempadamente para fazer a sua aquisição e garantir o início da campanha após as primeiras chuvas”, apelou Ermelindo Barros.
DM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar