Nova Sintra, 13 Ago (Inforpress)- A responsável do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), na Brava, Rosana Sousa, informou hoje que está em curso uma campanha de sensibilização denominada “Nós Feria Proteja”, que abrange várias localidades do município.
Rosana Sousa disse que a campanha, que conta com o apoio de diversas instituições locais, tem como objectivo transmitir mensagens e sensibilizar a comunidade sobre a prevenção e os tipos de abusos sexuais que podem decorrer, mas também incentivar a denúncia.
“A escola é uma das primeiras portas de denúncia, no entanto neste momento estão de férias e por isso estamos no terreno visitando as comunidades para podermos informar e esclarecer os pais e familiares o máximo possível”, disse.
A responsável avançou ainda que nas comunidades que foram visitados estão sendo bem-recebidos e garantiu que a mensagem está a passar, mas espera que os familiares tenham atenção às suas crianças e ponham em prática o que aprenderam.
“Na comunidade de Furna e Lomba Tantun a maioria dos encarregados de educação trabalham na pesca, e, sendo assim, levam os meninos a fazer este trabalho, muito duro para um menor e, por isso, queremos mostrar-lhes que a feria é um descanso escolar não para praticar trabalho infantil”, ressaltou.
Realçou que as crianças e os adolescentes podem sim fazer algumas actividades domésticas para ajudar em casa, mas não um trabalho que possa prejudicar a saúde das mesmas.
A psicóloga disse ainda que a campanha irá continuar no decorrer das férias escolares e que a intenção é visitar outras localidades da ilha Brava.
DM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar