Boa Vista: Alunos da escola secundária conversam com comandante João Silva sobre vida e obra de Amílcar Cabral  

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Alunos da escola secundária conversam com comandante João Silva sobre vida e obra de Amílcar Cabral  
24/09/24 - 08:04 pm

Sal Rei, 24 Set (Inforpress) – Os alunos da Escola Secundária de Boa Vista participaram hoje de uma conversa aberta com o comandante João Silva sobre a vida e obra da figura de Amílcar Cabral, no âmbito da celebração do seu centenário de nascimento.

Segundo informações da Câmara Municipal, trata-se de uma iniciativa promovida em parceria com a direção Escola Secundária de Boa Vista com o objectivo de incutir nos jovens o legado de Cabral e a necessidade de preservar a sua memória.

A conversa aberta, que decorreu no auditório Luís Rendal,  do Centro de Artes e Cultura,  foi moderada pelo professor do liceu Eliseu Almeida.

O comandante João Silva compartilhou a sua admiração por Cabral, destacando a sua figura carismática e seu compromisso com a educação e a liberdade, e recordou com “carinho” o primeiro encontro com Amílcar Cabral, descrevendo-o como um “aluno excepcional e um exemplo de liderança”.

Os alunos também fizeram uma visita guiada à exposição dedicada a Cabral, seguida pela exibição de uma curta-metragem que retrata a sua vida e o seu legado, e demonstraram atenção e interesse ao ouvirem as histórias e ensinamentos do comandante João Silva sobre Amílcar Cabral.

A Câmara Municipal mostrou-se orgulhosa com a presença de um ex-combatente da luta armada e sua “contribuição significativa” para a reflexão sobre a importância de Cabral, numa homenagem e tributo à “memória de um homem que dedicou sua vida à luta pela liberdade e pela dignidade do seu povo”.

Nascido a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, na Guiné-Bissau, Amílcar Cabral, filho de pais cabo-verdianos, foi o principal arquiteto do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, que organizou e liderou as frentes de combate contra o regime colonial português. No entanto, a sua visão ia além de suas nações.

O centenário de Amílcar Cabral está a ser celebrado com diversas actividades em todo o mundo, incluindo simpósios e homenagens, exposições, debates e cerimônias com a participação activa da sociedade civil e de associações.

MGL/JM

Inforpress/Fim.

Partilhar