
Sal Rei, 11 Dez (Inforpress) – A III Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Boa Vista, realizada na Zona Norte para descentralização e aproximar dos munícipes, foi marcada pela baixa participação da população, gerando debate entre eleitos e munícipes sobre horários e engajamento cívico.
O presidente da câmara municipal da ilha, Cláudio Mendonça, lamentou a pouca participação da população e sugeriu rever os horários das próximas sessões.
A iniciativa de descentralização foi amplamente elogiada pelos eleitos, mas a baixa participação levantou questões sobre horário e cidadania.
Entretanto alguns eleitos argumentaram que o horário da manhã dificulta a presença de munícipes, que precisam de antecipar ou pedir licença no trabalho.
Em contraste, o eleito Fernando Monteiro do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apelou à consciência cívica, defendendo que os munícipes devem fazer um esforço para disponibilizar o seu tempo para o debate público, tal como os eleitos fazem.
A eleita Bernardina Gomes do PAICV propôs que o regimento da AM seja revisto para se adequar os períodos de intervenção dos munícipes em sessões descentralizadas, procurando um mecanismo que maximize a participação.
Ainda no âmbito do funcionamento da AM, o eleito Vicente Silva do Movimento para a Democracia (MpD, criticou o facto de a sessão estar a ser realizada em Dezembro, quando, segundo o regimento, deveria ter sido realizada até Novembro, classificando o atraso como uma "grave ilegalidade constitucionalmente".
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar