Sal Rei, 21 Jul (Inforpress) – O projecto “Criar TEC” sagrou-se vencedor da segunda edição do Startup Weekend Sal Rei, concluída na Boa Vista, consolidando-se como uma proposta de valor na área da educação e tecnologia para crianças.
O anúncio foi feito na noite de domingo, 20, após três dias de “intensa imersão e desenvolvimento de ideias” de negócio. “Criar TEC”, que se propõe a ser um centro educativo para o treinamento de crianças em tecnologias, artes e desenvolvimento individual, destacou-se entre os sete projetos apresentados: “Kretxeu Cv”, 2.º lugar, “Clean, Bright + Comfortable”, 3. º lugar, “Fisiosaude”, 4.º lugar, E “TD - Treino + Desenvolvimento”, em 5.º lugar.
Organizado pela Pró-Empresa em parceria com a Cheetah Start, o evento reuniu 32 participantes de diversas formações e experiências, que, ao longo de 54 horas, desenvolveram e validaram as suas ideias com o apoio de mentores especializados.
O diretor-executivo da Cheetah Start, Samir Pereira, destacou que esta edição trouxe um programa “muito mais robusto e intenso”, visando dotar os participantes de uma “ideia clara do que devem começar a fazer para implementar o negócio e arrancar essa actividade” a partir da segunda-feira.
Segundo o mesmo, o feedback recebido indica que muitos participantes já se sentem mais preparados e alguns até já conquistaram os primeiros clientes, “algo bastante motivador” numa ilha em que a taxa de "empresas que morrem" é alta.
Por sua vez, o técnico da Direcção de Empreendedores de Inovação da Pró-Empresa Péricles Brito sublinhou o interesse da instituição em “desenvolver o empreendedorismo” e “ajudar a estruturar essas ideias” de negócios, indicando que vão apoiar com 100% de financiamento a assistência técnica e incubação dos cinco primeiros colocados.
Idílio Gomes, membro do júri, realçou a qualidade dos projectos e o “grande potencial” da ilha em áreas como a economia azul e verde, sugerindo a necessidade de incentivar mais iniciativas nestes sectores.
Destacou que iniciativas como o Startup Weekend são cruciais para “ajudar a estruturar esses pequenos negócios” e facilitar o acesso a financiamentos bancários.
A porta-voz do grupo vencedor “Criar TEC”, Ronilda Oliveira, que depois de alguns anos voltou a participar e venceu, expressou satisfação pela vitória, mas também a responsabilidade de colocar o projecto em prática.
Destacou ainda “o papel excepcional” dos mentores na pedagogia e orientação, que foram fundamentais para o desenvolvimento da sua ideia, e a importância do trabalho em grupo para “melhorar as ideias do negócio”, assim como a sua total dedicação durante o fim de semana.
A segunda edição do Startup Weekend Sal Rei reafirma o dinamismo empreendedor da Boa Vista e o compromisso das entidades promotoras em fortalecer o ecossistema de startups em Cabo Verde.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar