Boa Vista: Governo entrega materiais desportivos e anuncia judo e natação nas Olimpíadas Escolares 2026

Inicio | Desporto
Boa Vista: Governo entrega materiais desportivos e anuncia judo e natação nas Olimpíadas Escolares 2026
19/12/25 - 09:18 am

Sal Rei, 19 Dez (Inforpress) – O ministro do Desporto procedeu à entrega de materiais desportivos à Escola Secundária da Boa Vista, para reforçar os Jogos Escolares Regionais e as Olimpíadas do Desporto Escolar de 2026, que agora inclui judo e natação.

A entrega enquadra-se na estratégia do Governo de reforçar as escolas secundárias durante a fase regional das competições, permitindo que os alunos tenham melhores condições de preparação, conforme indicou o ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.

Segundo o governante, este investimento anual tem tido “um feedback positivo", traduzindo-se na melhoria natural da qualidade do treino e da competição.

Carlos Monteiro revelou que a ilha da Boa Vista pretende participar em quase todas as modalidades nas próximas Olimpíadas do Desporto Escolar, agendadas para Março de 2026, na Cidade da Praia. 

A novidade desta edição é a introdução do judo e da natação no programa oficial.

O ministro explicou ainda que o limite de idade para as próximas Olimpíadas Escolares foi fixado no escalão sub-16, atletas que completem 16 anos até 31 de Dezembro de 2026. 

Sendo assim esta decisão estratégica visa enquadrar a competição nacional com os critérios dos Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Dacar (Senegal), em 2026.

“Trabalhamos as Olimpíadas do desporto escolar como forma de dar competição aos atletas que depois podem representar Cabo Verde”, explicou Carlos Monteiro, realçando que o "grosso dos selecionados" para representar o país em Dacar sairá da competição escolar.

Por sua vez, o subdiretor administrativo e financeiro da Escola Secundária da Boa Vista, Danielson Oliveira, afirmou que os materiais são recebidos de "muito bom grado" por toda a comunidade educativa, e que vão servir tanto para o desenvolvimento pedagógico como para a preparação competitiva. 

A ambição, sintetizou, é aumentar cada vez mais as medalhas do liceu nos jogos escolares.

Além dos Jogos Olímpicos da Juventude, Carlos Monteiro recordou que o calendário de 2025 já prevê a participação de Cabo Verde nos Jogos da CPLP, mantendo o foco na internacionalização do talento jovem cabo-verdiano através do desporto escolar.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar