Sal Rei, 12 Jul (Inforpress) – A praia d'Diante, em Sal Rei, recebeu hoje a cerimónia de abertura da 5.ª edição do Curso de Natação para crianças e adolescentes da Fundação Tartaruga, que também ensina sobre ambiente e valorização dos recursos marinhos.
A Coordenadora Comunitária da Fundação Tartaruga, Patrícia Del Peso, destacou a visão abrangente do projecto, indicando que a ideia do mesmo surgiu depois de um incidente fatal de afogamento de uma criança, o que foi considerado irónico tendo em conta que Cabo Verde é um país com forte ligação ao turismo e uma economia local dependente do mar.
Por isso, sentiram a necessidade de apoiar as comunidades de alguma forma, através da Fundação, e trabalham sempre com as crianças, que são o motor do futuro, explicou.
A coordenadora enfatizou que o objectivo vai além de ensinar técnicas de natação, mas assume que é fundamental "amar e respeitar o mar", integrando a sensibilização para a protecção dos ecossistemas marinhos e a importância de espécies como a tartaruga e o tubarão.
A luta contra a poluição marinha também é parte integrante do programa e Patrícia Del Peso destacou que, apesar de já haver legislação para a protecção ambiental, é preciso "mudar a cabeça" das crianças para a questão do plástico descartável.
Uma campanha de limpeza foi realizada hoje na própria praia d'Diante, local que acolherá as aulas de natação semanalmente.
Foi um evento festivo e pedagógico que incluiu jogos, demonstração de técnicas de natação pelos alunos avançados, e uma "grande foto de família" registada por drone, simbolizando a crescente comunidade ligada ao projecto.
Patrícia Del Peso expressou o seu entusiasmo com a evolução do programa que, em anos anteriores, começou com cerca de 100 pessoas e, este ano, já incluiu grupos dos povoados e tem, actualmente, quase 500 pessoas envolvidas desde os cinco anos.
A coordenadora destacou ainda o impacto social do projecto na formação profissional, com a capacitação de nove instrutores locais, criando novas oportunidades de emprego na ilha. "É um êxito", concluiu.
As aulas regulares vão iniciar na próxima segunda-feira, 14 de Julho.
A Fundação reiterou o seu apelo à participação contínua da comunidade para que este seja mais um ano de sucesso, reforçando o compromisso com a segurança aquática, o desenvolvimento de crianças e adolescentes e a protecção do valioso património marinho de Cabo Verde.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar