
Sal Rei, 11 Nov (Inforpress) – A formação em primeiros socorros psicológicos, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), iniciou hoje, na Boa Vista com os psicólogos educacionais e foco na resposta a crises escolares.
A iniciativa de âmbito nacional que capacita psicólogos educacionais e líderes para resposta imediata e eficaz “às crescentes situações de crise” no ambiente escolar e comunitário, arrancou hoje na Delegacia de Saúde de Sal Rei, após o adiamento de um dia, devido a problemas de voos, que afetaram a chegada das formadoras à ilha.
O evento, enquadra-se no Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental (PENSM 2021–2025) e tem como objetivo prioritário dotar os agentes de competências para responder a situações de sofrimento emocional.
A assistente social Idelminda Lopes destacou que a formação tem importância por dar resposta a um diagnóstico no país, que aponta para um aumento de crises no ambiente escolar, referindo casos como bullying, brigas e perturbações psicológicas em adolescentes.
"O objectivo dessa formação, a nível nacional, é isso, para lidar com os problemas psicológicos de adolescentes nas escolas e também a nível da comunidade," afirmou.
A formação irá abordar temas essenciais como técnicas de aplicação em primeiros socorros psicológicos, princípios de comunicação ativa, análise de crise psicológica e os princípios do ‘Hobfoll’, que vão ajudar os psicólogos e professores a lidar com esses problemas no dia-a-dia.
A formação, que originalmente deveria ser dada em dois ou três dias, está agora a ser reajustada, pois devido aos problemas de voos, a organização equaciona garantir o dia de formação aos líderes comunitários, agentes vitais por estarem próximos das populações para apoio imediato em situações de crise.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar