Boa Vista: Festas de Nossa Senhora da Paz encerram com apelo à preservação da tradição

Inicio | Cultura
Boa Vista: Festas de Nossa Senhora da Paz encerram com apelo à preservação da tradição
04/08/25 - 12:15 pm

Sal Rei, 04 Ago (Inforpress) – A festa de Nossa Senhora da Paz, na localidade de Bofareira (Boa Vista), terminou na madrugada de hoje com a atuação da artista Zulu e banda e um apelo à união e preservação das tradições culturais locais.

O evento, promovido pela Câmara Municipal da Boa Vista, iniciou-se no sábado, 02, com una feira cultural, teve continuação no domingo, 03, dia de Nossa Senhora da Paz, com as atividades centrais religiosas, populares e espetáculos 

Em declarações à Inforpress, a artista Zuleica Barros, mais conhecida como Zulu, que apresentou no evento o seu mais recente trabalho, o EP "Briza", expressou a sua emoção por actuar no seu berço, mas manifestou preocupação com “a diminuição da participação popular” na organização das festas.

Zulu afirmou que a essência das festas de romaria está exactamente nos jogos tradicionais, no almoço popular e toda a questão tradicional e simplicidade das suas gentes, e pediu que se não deixe perder a tradição, por mais pequena que seja a festa.

“Os espetáculos são importantes sim, mas os espetáculos não são o principal que liga a população à festa, e sim todas atividades tradicionais que existem a volta”, afirmou Zulu.

A mesma, que depois de anos ausente participa na festa, disse já ter tido a oportunidade de estar na organização e reconheceu ser cansativo, mas afirma que para isso acontecer é preciso haver união.

A emigrante Samira Espírito Santo, que se encontra em gozo de ferias na ilha e participou pela segunda vez na festa, disse ter gostado e também destacou a relevância dos jogos tradicionais.

Considerou que estes são interessantes e uma forma de partilhar a cultura, promover o convívio reunindo as pessoas de toda a ilha e de fora, o que para a mesma reforça o sentimento de comunidade.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar