
Sal Rei, 21 Nov (Inforpress) – A candidatura “Líderes do Amanhã (LA)” sagrou-se vencedora nas eleições simuladas do projecto de educação cívica da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde (CNECV), “Autarcas do Futuro” na Boa Vista, superando a lista “Futuro em Ação (FA)”.
O projecto, promovido pela CNECV, tem como objectivo central levar a prática democrática para o ambiente escolar, permitindo aos jovens elegerem os seus vereadores e deputados juvenis.
A votação, que decorreu na Escola Secundária de Sal Rei nesta sexta-feira, 21 de Novembro, foi marcada pela serenidade, mas registou uma fraca participação, devido à falta de documentos de identificação, segundo informou o presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Boa Vista, Manuel António Baptista.
O presidente da CRE da Boa Vista indicou que o processo eleitoral decorreu “num clima de tranquilidade”, desde a apresentação das duas candidaturas até ao período da campanha e dia de votação, no entanto manifestou alguma preocupação com a adesão matinal às urnas.
"Não foi o que nós esperávamos, isso porque muitos dos alunos não trouxeram consigo o documento de identificação, o que causou essa pouca adesão à urna de parte da manhã", lamentou.
O responsável explicou que, apesar da campanha realizada e dos avisos transmitidos aos alunos para que levassem os documentos necessários, muitos ficaram impossibilitados de exercer o seu direito de voto. Contudo, a participação que demonstrou “aumentar” durante o período da tarde, gerou uma expectativa de que a abstenção final não fosse “tão elevada”.
Manuel António Baptista confirmou a vitória da lista “Líderes do Amanhã”, mas informou que, no entanto, os votos serão totalmente apurados na manhã deste sábado.
Boa Vista junta-se aos concelhos com um novo corpo de representantes juvenis, que agora assumirão as funções de vereadores e deputados juvenis, um passo crucial para a concretização dos objetivos do projeto: incentivar a participação e munir os futuros eleitores de conhecimento fundamental para, a longo prazo, diminuir a taxa de abstenção no país.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar