
Sal Rei, 28 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista fez um balanço "positivo" da VII Semana da Morna, anunciando a abertura da Oficina da Morna na próxima semana e a intenção de criar um Plano de Salvaguarda do género na ilha.
A directora da Cultura da câmara municipal, Leidy Barros, classificou o evento como "uma semana cheia de significado à volta da morna", manifestando o sentimento de "dever cumprido".
Leidy Barros destacou a importância estratégica do debate que decorreu durante a semana, focado no potencial da Morna como "produto turístico de excelência" em Cabo Verde, defendendo a necessidade de ligar a cultura com o sector turístico para garantir a sustentabilidade do género na ilha.
Como sinal do compromisso futuro, a directora anunciou planos concretos para a preservação do género, anunciando uma Oficina da Morna já na próxima semana, e o planeamento do Plano Local de Salvaguarda e Valorização do género na ilha para o próximo ano.
Leidy Barros também destacou o “sucesso” e importância das actividades da Semana da Morna, como o “Morna na Escola”, no Rabil com o compositor Kaká, e o Palco Maria Barba em Povoação Velha do projeto Baxom, com veteranos locais, a tradicional Serenata nas ruas de Sal Rei, e a emoção da homenagem a Herculano Vieira.
A directora agradeceu o envolvimento da comunidade, da Associação de Músicos e de todos os parceiros, sem os quais, considerou, a celebração não seria possível.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar