Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) realizou hoje uma feira de Saúde na zona de Achada de Santo António integrada nas comemorações do seu quinquagésimo aniversário, visando promover a saúde nessa comunidade.
Em declarações à Imprensa, o coordenador da Área de Gestão do Património, Segurança e Manutenção do Departamento de Património, Segurança e Administração, Carlos Tavares, disse que o evento tem como objectivo aproximar a comunidade de serviços básicos de saúde e, ainda, ajudar os que não tem condições de fazer um exame de rastreio ou uma consulta.
Conforme explicou Carlos Tavares, a escolha deste bairro tem a ver com o facto de esta instituição ficar situada nessa zona e, por isso, acharam relevante contemplar este bairro com alguma actividade, no âmbito da comemoração do 50.º aniversário, a ser comemorado no dia 29 de Setembro.
A mesma fonte contou que as pessoas vão ter acesso a consultas e rastreios, incluindo rastreios de cancro do colo do útero, de mama e de próstata, além de análises de saúde, medição da pressão arterial, glicemia, índice de Massa Corporal (IMC), exames de saúde oral, rastreios de testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como exercícios físicos promovidos pelas associações locais Movidoso, Tabanka Txada e Kapelona.
Disse que, desde o início, estão a ter uma “grande afluência” de pessoas e que a intenção do BCV é continuar com iniciativas deste género e convida outras instituições a darem o mesmo passo.
José Moreno, um dos beneficiados e monitor da Associação Movidoso, agradeceu à BCV pela iniciativa afirmando que a realização de uma feira de Saúde como esta, ajuda muitas pessoas a saberem o seu estado de saúde, uma vez que, o custo da saúde em Cabo Verde é “muito caro”, sobretudo, a nível do rastreio para a prevenção de doenças.
Uma outra entrevistada, Ana Lopes, disse que é uma iniciativa “louvável” e agradeceu ao banco pela organização deste evento para promoção de mais Saúde nessa zona.
Aproveitou a ocasião para apelar às outras instituições que ainda não fizeram nenhuma actividade do género, que organizem também uma feira de Saúde, pelo menos uma vez por ano, para apoiar as comunidades a estarem mais saudáveis, principalmente as pessoas vulneráveis que não tem recursos.
O evento aconteceu no espaço exterior e edifício social do Banco, na Achada de Santo António, na Praia, destinado à comunidade envolvente, incluindo, idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais.
A feira vai contar com sessões de conversas abertas e aconselhamento médico, dinamizadas pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e por Henrique Vera-Cruz, que abordará temas como o envelhecimento saudável, saúde do homem e prevenção do cancro.
A iniciativa é organizada pelo Banco de Cabo Verde em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), a Verdefam, o Centro de Saúde ASA, a Clínica K-Dent e diversas associações comunitárias.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar