Mindelo, 25 Nov (Inforpress) - O candidato do Movimento Independente Soncente Katem Parada à câmara de São Vicente disse hoje à Inforpress que se vencer as eleições organizará a câmara e criará um departamento exclusivamente para tratar de formação de jovens.
Nelson Lopes propôs esta ideia na zona de Ilha de Madeira, em Ribeira Bote, onde esteve em contactos com a população.
Segundo o candidato independente, ele e a sua equipa têm constatado em várias zonas de São Vicente os mesmos problemas de habitação precária e falta de emprego que afectam sobretudo a camada jovem.
Pelo que pretende lutar para que os jovens tenham melhores condições de emprego, evitando que se enveredam pelo mundo da droga e de crimes.
“Queremos empoderar os jovens oferecendo-os formação. Vamos organizar a câmara e criar um departamento simplesmente para tratar de assuntos de formação para que eles possam ter capacidade de viver com dignidade”, adiantou Nelson Lopes.
Além disso, o candidato estabelece como eixo fundamental da sua plataforma eleitoral, trabalhar com as universidades e escolas de formação profissional para permitir maior e melhor acesso a qualificação virada para as oportunidades do mercado de trabalho.
Ou seja, clarificou, incentivar os jovens e as universidades a oferecerem e ou procurarem formação nas áreas em que a Ilha poderá oferecer oportunidades de trabalho.
Conforme a mesma fonte, os jovens têm que ter condições para trabalhar onde querem trabalhar porque não são obrigados a trabalhar em instituições ou em fábricas.
Para tal, promete criar um Fundo de Financiamento ao Empreendedorismo Juvenil e um organismo autónomo de gestão desse fundo com capacidade técnica para analisar os projectos, medir a capacidade realizadora dos seus proponentes e decidir sobre o valor a ser concedido e as condições em que é concedido.
“Os jovens podem criar o próprio negócio, desde que câmara municipal crie condições para criarem o próprio negócio”, acrescentou.
Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar