Mindelo, 25 Nov (Inforpress) - O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à câmara de São Vicente, António Duarte, disse que, se for eleito, vai trabalhar para transformar o Carnaval do Mindelo em património imaterial de Cabo Verde.
António Duarte, que falava durante um comício na zona de Monte Sossego, subiu ao palco usando calças cinzentas e camisa branca estampada com a imagem de Amílcar Cabral, começou por parafrasear o poema de Onésimo Silveira, para mostrar “a mudança evidente”.
“O povo de São Vicente já decidiu, foi determinante, e ele está ali evidente. É mais do que evidente para nós, que esse poema necessariamente precisa ser diferente”, declarou.
Apelidando o Carnaval de São Vicente como “maior manifestação cultural de Cabo Verde”, António Duarte também defendeu que não se pode permitir que se crie divisionismo entre os grupos carnavalescos e entre seus dirigentes que têm contribuído “incansavelmente para que esta arte nobre continue no seu ritmo de crescimento”.
“Precisamos dignificar a produção do Carnaval. Os grupos estão na rua de amargura para produzir as suas alegorias e fantasias para ir desfilar na terça-feira do Carnaval”, lançou o candidato que propõe melhorar “a produção desse espetáculo e trabalhar para que os grupos tenham sedes sociais reunir com os sócios e trabalhar o ano inteiro”.
Apesar de considerar a zona de Monte Sossego uma “minicidade” por ostentar uma série de infra-estruturas, entre as quais desportivas e culturais, o candidato do PAICV disse que esses equipamentos não estão em condições de serem utilizadas decentemente pelos habitantes. Pelo que, deixou uma proposta de reabilitá-las e devolve-las ao uso da comunidade.
“A nossa proposta é recuperar, remodelar e modernizar as infra-estruturas, dar uma nova dinâmica, um modelo diferente de gestão quer do Polidesportivo de Oeiras, quer da Academia Jotamont. Precisamos urgentemente de colocar as infra-estruturas e equipamentos à disposição da população”, afirmou a mesma fonte, para quem “São Vicente jamais esteve na encruzilhada que se encontra neste preciso momento”.
Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV oito.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar