Mindelo, 26 Nov (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da câmara de São Vicente pediu hoje apoio dos eleitores para promover uma mudança na gestão municipal e “virá-la para as necessidades do povo”.
António Duarte fez este apelo ao abordar eleitores em Alto de Brava, uma encosta da zona de Madeiralzinho, onde o crescimento de habitações informais contrasta com a alta de arruamentos, acesso adequado às residências e a bens como água canalizada e saneamento e electricidade.
“Queremos promover esta mudança que São Vicente precisa. Já nos faltam quatro dias para as eleições e o seu apoio é importante para resolvermos as questões de ocupação de solo e acessibilidades e para criarmos um ambiente saudável para todos. Isto, para fazermos uma gestão municipal virada para os problemas do povo e não para um grupo de amigos à sua volta”, pediu.
Ao abordar uma eleitora, a mesma revelou que nunca viu o presidente da câmara, apesar de solicitar ajudas na câmara, principalmente nos serviços sociais da autarquia.
“Não recebo ninguém dos partidos à minha porta. Eu ia soltar os cachorros, mas só abri a porta porque o meu marido piscou-me um olho”, disse a eleitora.
António Duarte respondeu que São Vicente precisa de mudança radical a todos os níveis.
Uma mudança de visão, de objectivos e na forma como a ilha tem sido gerida, reforçou.
Para o candidato, “um dos maiores desafios” é resolver o problema de infraestruturação das zonas, por causa da ocupação espontânea que em toda a ilha com a “conivência do município”, que tem estado “completamente ausente” do controlo da expansão da cidade.
Por isso, António Duarte reforçou o compromisso de criar acessibilidades em condições técnicas para dar às pessoas as condições mínimas para ter alguma dignidade no seu lar.
“Dar condições de acessibilidade, e estamos a falar da questão de emergência médica e de segurança em caso de incêndio, porque não há nenhuma possibilidade de acesso dos bombeiros”, adiantou a mesma fonte.
Em São Vicente candidatam-se para presidente da câmara Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV oito.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar