Achada Igreja, 18 Nov (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à câmara de São Salvador do Mundo quer que a prática da agricultura e da criação do gado nas localidades sejam “modernas” e voltadas para o mercado.
Esses são alguns dos compromissos de João Alberto de Barros, para estes sectores primários que, à semelhança das outras localidades visitadas, apresentou hoje aos moradores de Covão Grande, localidade que também tem estes sectores como principais actividades económicas.
“A agricultura e pecuária para nós são importantes, por isso, a nossa aposta vai passar pela facilitação do acesso à água, modernização da rega e apoios ao financiamento para que possam melhorar a qualidade do trabalho e acesso a outros rendimentos que lhes permita melhorar a qualidade de vida”, avançou, em declarações à Inforpress.
Caso vença as eleições de 01 de Dezembro, o candidato prometeu tudo fazer para “desfocalizar” a agricultura de subsistência para uma agricultura virada para o mercado, para que os homens e mulheres do campo possam ter os seus próprios rendimentos e dar vazão às suas necessidades, e não ficarem a depender dos políticos.
De entre as propostas apresentadas dessa “nova visão estratégica” do PAICV para o sector primário estão ainda a aposta na transformação de produtos, através da empresarialização, e a criação de cooperativas.
Assim como os agricultores e criadores de gado, João Alberto de Barros prometeu ainda empoderar as famílias salvadorenhas para que possam depender menos dos políticos, neste caso particular da câmara dos Picos.
Durante as acções do quinto dia da campanha eleitoral, informou que vai mostrar a população que a sua candidatura está preparada e em condições para requalificar o centro histórico de Achada Igreja, para levar acessibilidades a todas as localidades, para levar água e casas de banho para todas as famílias salvadorenhas, e ainda formação, transporte escolar e moralizar os funcionários da edilidade.
Em São Salvador do Mundo, concorrem ao cargo para presidente da câmara João Alberto de Barros (PAICV) e Ângelo Vaz (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar