São Miguel, 28 Nov (Inforpress) - O candidato do Movimento para a Democracia (MpD), Herménio Fernandes, apresentou propostas para impulsionar o turismo rural e o desenvolvimento sustentável na região, durante uma visita de campanha à localidade de Hortelã, em Principal.
A principal meta de Fernandes é transformar Principal em um "campeão de turismo rural" na ilha de Santiago e uma referência em Cabo Verde.
O candidato destacou o potencial turístico estratégico da localidade e propôs um conjunto de iniciativas para qualificar a oferta turística na região. Entre as acções estão a reabilitação e sinalização dos caminhos vicinais, a criação de miradouros e o desenvolvimento de infra-estruturas turísticas para atrair investimentos privados.
“Queremos garantir um produto turístico de qualidade para atrair mais visitantes e dinamizar o comércio local”, afirmou Fernandes.
Além disso, o candidato anunciou a criação de mais feiras em Principal, incluindo feiras agrícolas, agropecuárias e de agroturismo. “A ideia é promover eventos turísticos temáticos, como forma de aumentar o fluxo de visitantes e fomentar a economia local”, afirmou o candidato.
Fernandes também detalhou planos para melhorar as condições de vida da população, com foco na reabilitação de habitações, especialmente nas zonas rurais de Chã de Horta e Mato Dentro. Ele propôs a construção de uma estrada de acesso e a reabilitação de casas para acomodar turistas.
“A valorização das aldeias rurais é uma prioridade, e vamos continuar a investir em infra-estrutura social e habitacional”, explicou o candidato.
Além disso, Fernandes ressaltou a importância da inclusão social e do empoderamento da população local. Para isso, será implementado um programa de capacitação para jovens e mulheres, com foco na transformação de produtos agrícolas e na melhoria das práticas de agricultura e pecuária.
“Com os projectos certos, podemos evitar o desperdício de frutos e transformar esses produtos em itens de maior valor agregado, criando novas oportunidades de emprego e fortalecendo o sector agropecuário”, disse.
Em Hortelã e Gongon, o candidato anunciou projectos de electrificação rural, com o uso de energias renováveis, e de mobilização de água, com a construção de reservatórios ligados às nascentes para garantir o abastecimento de água às comunidades.
Em São Miguel, concorrem à presidência da Câmara Municipal Sílvio Tavares (PAICV) e Herménio Fernandes (MpD).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV venceu em oito.
EB/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar