São Filipe, 22 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) a presidente da câmara de São Filipe, António Cardoso, mostrou-se “confiante” na vitória nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro após a primeira semana da campanha eleitoral.
“As indicações recolhidas no terreno apontam para uma vitória do MpD”, declarou António Cardoso, que acredita que vai ganhar estas eleições com o apoio da população, que reconhece o “trabalho sério e comprometido” com São Filipe por parte da sua candidatura.
Ao fazer o balanço da primeira semana de actividades no terreno, António Cardoso disse que a campanha tem sido marcada por uma mensagem "verdadeira, honesta, direta e de muita proximidade", que tem gerado uma boa receptividade das suas mensagens tanto na área urbana quanto nas comunidades rurais.
“Estamos a ter uma grande penetração e a crescer todos os dias, e por outro lado, notamos que o nosso adversário enfrenta uma elevada taxa de rejeição”, destacou o candidato.
Para a segunda semana, indicou que vai intensificar os contactos directos com a população, incluindo acções porta-a-porta, com “foco especial” nos indecisos e nas comunidades onde ainda não marcou presença para incentivar votos dos indecisos e passar a mensagem “com mais contundência”.
António Cardoso denunciou alegadas práticas irregulares da candidatura adversária e lamentou o que classificou como "jogo sujo" do adversário político, acusando-o de recorrer a práticas como a distribuição de materiais de construção e aliciamento de eleitores.
Segundo ele, estas acções visam “pressionar e comprar consciências”, repetindo "velhas práticas" do PAICV e dos seus candidatos aos órgãos autárquicos.
“Notamos que estão a enganar as pessoas, pedindo que levem os seus bilhetes de identidade à câmara para receberem apoios. Isso configura compra de votos e aliciamento do nosso eleitorado e vamos denunciar estas práticas à Comissão Nacional de Eleições (CNE), pois são completamente inadequadas”, declarou.
O candidato também ressaltou que a câmara municipal não tem autoridade para reter documentos dos munícipes neste período, criticando a atuação adversária.
Em São Filipe concorrem ao cargo de presidiente da câmara Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar