Autárquicas 2024/São Filipe: Candidato da UCID defende políticas que impulsiona agricultura e pecuária

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe: Candidato da UCID defende políticas que impulsiona agricultura e pecuária
17/11/24 - 12:31 pm

São Filipe, 17 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) a presidente da câmara de São Filipe defendeu a necessidade de implementação de políticas que impulsionem o desenvolvimento de agricultura e pecuária e do mundo rural.

Egídio de Pina apresentou suas propostas para fortalecer o sector agrícola e pecuário de modo a impulsionar o desenvolvimento económico do município,

No comício de apresentação das listas e da plataforma, na vertente de agricultura destacou a fertilidade do terreno que aliado ao microclima pode funcionar como mecanismo para melhoria do sector caso houvesse políticas específicas.

Segundo o mesmo, a agricultura de subsistência ainda predomina no município e na ilha, mas a transformação para uma agricultura semi-industrial é essencial e destacou como desafios a mobilização e sensibilização dos agricultores para diversificarem a produção com introdução de outras espécies de cultura.

“Precisamos de investimentos robustos para modernizar este sector”, afirmou o candidato, que advogou a necessidade de fomentar projectos que motivem os agricultores a adotarem práticas mais eficientes e produtivas.

À semelhança da agricultura, disse, a pecuária também enfrenta grandes dificuldades, principalmente devido à escassez de água, que limita tanto o desenvolvimento agrícola quanto a criação de gado e sublinhou a necessidade de mobilizar e disponibilizar água a custo acessível.

O candidato destacou a importância de encontrar soluções sustentáveis para o problema da água, porque, explicitou que a ampliação da produção agrícola e pecuária depende directamente de um abastecimento adequado e estável.

“Com uma logística eficiente, podemos levar os nossos produtos a mercados mais amplos, o que beneficiaria directamente os agricultores e a economia local”, disse o candidato que espera que com essas propostas possa atrair a atenção dos eleitores que desejam ver mudanças significativas no sector agrícola, promovendo desenvolvimento sustentável e novas oportunidades para os agricultores e criadores de gado.

Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar