
Assomada, 18 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina anunciou hoje “compromissos significativos” para a Vila de Ribeira da Barca, com o objectivo de elevá-la à categoria de Património Nacional.
Jacinto Horta pediu ao eleitorado um voto de confiança para manter a equipa do Movimento para a Democracia (MpD) na liderança da câmara municipal, reforçando que o processo de transformação da Vila já iniciou e que a equipa pretende dar continuidade.
Na ocasião o candidato frisou que Ribeira da Barca é uma das áreas com maior densidade populacional no município, depois da cidade de Assomada, mas que também é reconhecida pelo seu potencial pesqueiro.
Horta destacou que, com a elevação de Ribeira da Barca à categoria de vila, surgiram novas oportunidades, e com elas a necessidade de continuar a infraestruturação e requalificação da localidade.
Neste sentido, anunciou que “um dos principais objectivos desta equipa é a valorização da parte histórica da vila, buscando garantir que esta se torne um Património Nacional”.
Para isso, a candidatura propõe acções que incluem a criação de unidades de pesca semi-industrial, promovendo um aumento na capacidade de captura e beneficiando directamente os pescadores e peixeiras locais.
Outro ponto crucial abordado foi a intenção de requalificar a bacia de Ribeira da Barca, com base em um estudo já realizado para mitigar problemas relacionados à pressão das águas, garantindo assim a protecção da comunidade.
O candidato do MpD também enfatizou a importância de capacitar a juventude da vila em sectores relacionados à economia azul, promovendo formações no campo da pesca, mas também uma “atenção especial” às mulheres peixeiras, com a proposta de fortalecer a cooperativa existente, possibilitando que essas mulheres possam trabalhar dignamente e assegurar um sustento para suas famílias.
A questão da habitação é outro aspecto que estará na pauta do MpD, com a intenção de proporcionar melhores condições nas residências e continuar a apoiar as famílias carentes e trabalhar em parceria com o Governo para concretizar projectos de infraestruturação, como a construção de um cais em Ribeira da Barca.
Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacinto Horta enfrenta candidatos de outros partidos, como Armindo Freitas (PAICV), Adelgisa Monteiro (UCID) e Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV ficou com oito.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar