Autárquicas 2024/Santa Catarina: Investimentos na pesca, habitação social, desporto e juventude são promessas do PAICV para Rincão

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Santa Catarina: Investimentos na pesca, habitação social, desporto e juventude são promessas do PAICV para Rincão
24/11/24 - 12:50 pm

Assomada, 24 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas, apresentou na noite de sábado o plano de investimentos para a localidade de Rincão, com foco na pesca, juventude, desporto e famílias.

Durante o comício organizado pela candidatura nessa comunidade piscatória, Freitas reafirmou o compromisso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em continuar a promover o desenvolvimento local, declarando que estão prontos para a vitória nas eleições autárquicas agendadas para 01 de Dezembro.

Entre as principais promessas apresentadas, destacou-se a habitação social, que será priorizada com a construção de casas de banho, reabilitação de habitações degradadas, e a requalificação do centro de Rincão, que incluirá melhorias na infra-estrutura urbana, como arruamentos e passeios.

A recolha de lixo também será um "foco importante para garantir a salubridade da localidade".

No que diz respeito à pesca, Armindo Freitas revelou planos para a construção de um arrastadouro e mobilização de parcerias governamentais para a criação de um cais de pesca, além de fornecer formação e equipamentos, como botes e motores, para os pescadores locais.

A ideia é também, segundo o candidato, fortalecer a actividade comercial das peixeiras, assegurando o acesso a arcas e malas térmicas, complementado pela criação de uma fábrica de conservas para aumentar a viabilidade económica da pesca.

A promoção do desporto e da juventude não foi esquecida, pois, o candidato prometeu a construção de um campo relvado que será acompanhado de uma escola de iniciação desportiva, incentivando a prática esportiva desde a infância.

Para apoiar a agricultura e a criação de gado, serão oferecidos incentivos e financiamentos, para jovens e mulheres, visando fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego na região.

Além disso, será implementado um projecto para a construção de um muro de protecção para aproximadamente 30 famílias em áreas vulneráveis à acção do mar e juntamente com este muro, será construído um corredor pedonal, transformando-se em um ponto turístico.

Para finalizar, Armindo Freitas ressaltou que, com a construção de casas sociais pelo Governo, o apoio da câmara será “fundamental” para atender as necessidades habitacionais da população.

Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas representa o PAICV, enfrentando Jacinto Horta (Movimento para a Democracia - MpD), Adelgisa Monteiro (União Cabo-verdiana Independente e Democrática - UCID) e Félix Cardoso (Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo - S-SAT).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controlo de oito.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar